Uma confusão na sessão da manhã da terça-feira, 7 de maio, na Câmara Municipal de Olinda, envolvendo os vereadores Tostão e Dete Silva, ganhou repercussão na cidade.

Durante transmissão de sessão, é possível ouvir o que teria sido dito pela vereadora antes das ofensas disparadas por Tostão.

“Eu quero parabenizar nosso vereador Tostão, você é uma pessoa muito honrada, para representar a governadora aqui e trazer a mensagem dela. Ela manda você falar por ela aqui”, disse a vereadora.

Assista:

Completou dizendo que quem mais defende a governadora da casa é Jesuíno, pois foi ele quem veio de Caruaru com Raquel Lyra.

“Eu particularmente acho, que a pessoa que mais defende a governadora nessa casa é Jesuíno. Depois teve algumas pessoas, que embarcou e pegou carona no barco, caiu de paraquedas”.

O vídeo compartilhado nas redes sociais da parlamentar mostra briga, e momento em que Tostão precisou ser contido por colegas após chamar Dete de ‘mentirosa” e “bandida”.

O que diz Dete

Segundo a vereadora, ele ainda a chamou de “rapariga” e “puta”.

A Dete Silva se pronunciou sobre o ocorrido. A parlamentar afirmou que sofre perseguição política. Ela também informou que acionou a Comissão de Ética e registrou um boletim na Delegacia da Mulher.

O que diz Tostão

Depois da confusão gerar repercussões, o vereador emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso ocorrido na Casa Legislativa de Olinda. Na nota, Tostão afirma que a vereadora realiza provocações de cunho político contra ele.

Confira a nota na íntegra

“O vereador Tostão de Olinda vem informar por meio desta nota que lamenta o ocorrido na data de hoje na plenária dos vereadores de Olinda.

No entanto, informa também que diferente do que alega a vereadora Dete Silva, a mesma insistentemente pratica sérias provocações de cunho político a este vereador, que antes mesmo de ser vereador de mandato, é pessoa idosa que goza também de proteção, respeito e direitos, apresentando, inclusive, problemas de saúde, como hipertensão e crises de ansiedade. Após esse episódio, o vereador Tostão foi hospitalizado devido ao alto grau de estresse acometido pela vereadora Dete Silva, estando em unidade de saúde até o presente momento.

É certo ainda, que não restam dúvidas que foi um momento de descontrole de ambas as partes, conforme restará comprovado por meio da disponibilização do vídeo íntegro, sem cortes, tendo a vereadora se utilizado de trecho publicado para difamar e publicar supostas perseguições praticadas pela bancada do governo, quando a mesma se diz ser da bancada da oposição.

Portanto, diante do ocorrido, este vereador não tem orgulho do que aconteceu, bem como ressalta todo seu respeito a vereadora Dete Silva e todas as mulheres que se sintam representadas pela mesma.

Além disso, é certo, que também tomará as providências cabíveis para apuração dos fatos e atos praticados pela vereadora, quando a mesma também calunia e difama o vereador Tostão”.

Solidariedade
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos (PCdoB), usou as redes sociais para defender a colega de partido.

“A agressão e desrespeito sofridos pela vereadora Dete Silva, do PCdoB, em Olinda, são um triste reflexo da persistente violência política de gênero que afeta mulheres negras em cargos de liderança. É inaceitável que o machismo ainda permeie uma Câmara de vereadores tão importante, quanto a da minha cidade e onde cada representante eleito merece respeito e dignidade. Minha solidariedade, camarada Dete! Você é uma mulher de luta, com uma história ilibada! Justiça!”, escreve a minista.

Câmara de Olinda aciona Comissão de Ética e Tostão corre risco de perder mandato após ofensas contra vereadora
“A Câmara de Olinda acionou a Comissão de Ética nesta terça-feira, 7 de maio, para que seja apurado os fatos da briga entre os vereadores. Confira nota:

A Presidência da Câmara Municipal de Olinda informa que determinou à Secretaria Geral o levantamento dos fatos ocorridos na 12ª sessão ordinária, envolvendo a vereadora Dete Silva e o vereador Tostão de Olinda, a fim de constituir Comissão de Ética que deliberará sobre os fatos em questão.

A Presidência reitera, ainda, o compromisso de todos(as) que fazem a Câmara Municipal de Olinda com o respeito às mulheres e com o tratamento civilizado com todos(as) vereadores(as), servidores(as) e cidadãos(ãs)”.