Pernambuco, 09 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ataque de pitbulls deixa criança ferida e cachorro morto em Pernambuco

A menina passeava com poodle em Santa Cruz do Capibaribe quando três cachorros a atacaram.

Cami Cardoso

18 de agosto de 2026 às 10:30   - Atualizado às 11:01

Ataque de pitbulls deixa criança ferida e cachorro morto em Pernambuco

Ataque de pitbulls deixa criança ferida e cachorro morto em Pernambuco Foto: Reprodução

Um ataque de três cães da raça pitbull deixou uma criança ferida e um cachorro morto na noite da segunda-feira, 17 de agosto, no Loteamento Flórida, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

A menina passeava com o poodle da família quando foi surpreendida pelos animais. Um motociclista que passava pelo local filmou o momento em que os cães maiores investiram contra o poodle.

Com uma perfuração profunda no braço, a menina foi socorrida e levada para o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru. De acordo com o pai, Emerson Araújo, ela foi medicada e está fora de risco físico, mas o impacto psicológico preocupa.

"Sobre minha filha, houve perfuração no braço e está sendo medicada, e fora de risco. Mas o trauma ficará pra sempre", declarou o pai nas redes sociais.

O poodle da família não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Visivelmente revoltado, Emerson cobrou providências das autoridades sobre a guarda e circulação de cães de grande porte em vias públicas sem a devida segurança.

Veja Também

"Destruíram o meu cachorro como se fosse um saco de lixo, sem motivo algum. Sem um pingo de piedade […] Quando vão tomar providências? Até quando isso vai acontecer e ficar impune?", publicou. O caso gerou forte repercussão na região e reacendeu o debate sobre a posse responsável de animais.

Lei em Pernambuco veta criação de Pitbull

De acordo com a Lei Municipal nº 225/08, a criação e a circulação de cães da raça Pitbull são proibidas em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A medida está em vigor desde 2008 e estabelece penalidades severas para quem descumprir a norma.

Conforme a medida, é proibido manter Pitbulls em casa ou levá-los às ruas. Quem for flagrado com um cão da raça pode pagar multa de R$ 3.000, além de perder a guarda do animal.

Lei nº 225/08, de 17 de abril de 2008, estabelece três medidas principais para quem for pego com um cão da raça American Pitbull Terrier:

  • Apreensão imediata do animal pelas autoridades;
  • Multa de R$ 3.000,00 ao tutor responsável;
  • Obrigação de transferir o Pitbull para outro município, onde não haja restrição legal à raça.

A proibição da criação e circulação de Pitbulls em Jaboatão dos Guararapes foi adotada como medida de segurança pública, devido à força física e ao histórico de ataques associados à raça. A ideia é prevenir acidentes e proteger a população, especialmente em espaços públicos e residenciais.

A fiscalização é realizada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana, que atua em espaços públicos e em casos de denúncias.

Outras raças também seguem regras rígidas

Mesmo para cães de médio e grande porte de outras raças, a circulação em locais públicos exige o uso obrigatório de:

  • Corrente resistente
  • Enforcador
  • Focinheira

Histórico de ataques de Pitbull em Pernambuco

Em 2025, Pernambuco registrou, em média, um ataque envolvendo Pitbulls a cada 21 dias, segundo dados publicados pelo Diário de Pernambuco.

No estado, uma lei de 2003, atualizada em 2021, estabelece regras específicas para criação, registro e manejo de raças consideradas potencialmente perigosas — As normas se aplicam especificamente a cães das raças Pitbull, Pitbull Terrier, Dobermann e Rottweiler, além de qualquer animal com histórico de agressividade ou comportamento antissocial. Entre as exigências, está a garantia de ambientes seguros e estruturados para evitar fugas e contato não supervisionado com pessoas.

A prefeitura reforça que o objetivo da lei é prevenir acidentes graves e proteger a população, sem abrir espaço para flexibilizações.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:47, 09 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues (PSD), declarou apoio à candidatura de Eduardo da Fonte (PP/UP).
Sertão

Prefeita de Trindade Helbinha Rodrigues declara apoio a Eduardo da Fonte ao Senado

A gestora destacou a parceria construída com o parlamentar e o trabalho realizado em benefício dos municípios pernambucanos, especialmente por meio de recursos e investimentos.

O líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Felipe Alecrim (Novo).
Assistência

Felipe Alecrim cobra ações da Prefeitura do Recife para população em situação de rua: "Prefeitura não tem projeto"

O parlamentar afirmou que o problema, antes concentrado principalmente na área central da cidade, está presente em diferentes bairros da capital pernambucana.

O candidato a deputado estadual Professor Lupércio (PSD).
Trajetória

Professor Lupércio relembra ações realizadas durante oito anos como prefeito de Olinda

Entre as iniciativas citadas estão a inauguração da UPA Municipal 24 horas, a requalificação de aproximadamente 500 vias, a criação de escolas em tempo integral, entre outras.

mais notícias

+

Newsletter