Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Associação diz que delegado agiu em legítima defesa ao atirar em morador de Fernando de Noronha

Segundo testemunhas, o policial teria discutido com a própria esposa, por conta de ciúmes, instantes antes da confusão.

Ricardo Lélis

05 de maio de 2025 às 19:37   - Atualizado às 19:37

Delegado é acusado de atirar em morador de Fernando de Noronha.

Delegado é acusado de atirar em morador de Fernando de Noronha. Foto: Divulgação

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (ADEPPE) divulgou uma nota nesta segunda-feira, 5 de março, para defender a conduta do delegado, identificado como Luiz Alberto Braga, acusado de atirar em morador de Fernanda de Noronha, na noite do domingo (4). 

No documento, o grupo afirma que o policial agiu em legítima defesa após importunação contra sua companheira. 

Segundo testemunhas, o delegado teria discutido com a própria esposa, por conta de ciúmes, instantes antes da confusão.

Logo após o desentendimento, Luiz Alberto se envolveu em uma nova briga, desta vez com outro homem presente no evento. A confusão teria começado de forma verbal, mas evoluiu rapidamente para agressões físicas.

Confira a nota:

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (ADEPPE) vem a público manifestar seu posicionamento em defesa da conduta de um delegado associado, envolvido em um episódio ocorrido recentemente na Ilha de Fernando de Noronha, no qual atuou em legítima defesa, diante de agressões injustas e atual.

Veja Também

No momento do fato, o delegado identificou-se como policial ao agressor, recolhendo sua arma ao coldre logo em seguida gesto que evidencia sua intenção de evitar qualquer confronto.

A abordagem ocorreu em razão do comportamento reiterado de perseguição/importunação contra sua companheira.

Mesmo ciente da condição funcional do delegado e do fato de ele portar arma de fogo, o agressor deu início a violentas agressões físicas, demonstrando a intenção de desarmá-lo o que configurava grave risco à integridade física do agente e de outras pessoas presentes.

Diante da agressão injusta e atual, o delegado reagiu com um único disparo, atingindo a perna do agressor, com o objetivo de cessar a agressão e preservar vidas. A escolha do local do disparo demonstra o preparo técnico e o equilíbrio emocional do policial, que agiu para neutralizar a ameaça com o menor dano possível, impedindo que sua arma fosse subtraída.

É importante esclarecer que o delegado não havia consumido bebida alcoólica e, tão logo controlada a situação, apresentou-se espontaneamente ao delegado da Polícia Federal, única autoridade policial disponível na localidade naquele momento.

O próprio delegado sugeriu e foi encaminho via ofício ao IML onde realizará:

Exame de sangue, para comprovar a ausência de ingestão alcoólica;

Exame de corpo de delito, a fim de atestar as lesões sofridas durante a agressão que motivou a reação legítima.

Recife, 5 de maio de 2025

Diretoria da ADEPPE
Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:38, 24 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Muro construído na praia do Pontal de Maracaípe.
Processo

Justiça suspende novamente retirada de muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca

Ibama confirmou a nova decisão judicial, mas informou que ainda não recebeu a sentença com os detalhes da determinação.

Obra em Olinda.
Compromisso

Olinda avança com obras de recapeamento e prevê novas intervenções em ruas e avenidas

Cronograma de outubro reúne vias com asfaltamento concluído, obras em andamento e trechos que dependem de serviços complementares.

Carreta da Mulher.
Serviço

Carreta da Mulher oferece exames e consultas especializadas em Jaboatão a partir de segunda (26)

Unidade móvel ficará no Terminal de Ônibus de Dom Helder, das 8h às 17h, com serviços voltados à saúde feminina.

mais notícias

+

Newsletter