Pernambuco, 29 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Artesãos de Jaboatão dos Guararapes destacam criatividade no primeiro dia da 26ª edição da Fenearte

As peças, produzidas em diferentes técnicas, como cerâmica, madeira, tecidos, fibras naturais, acessórios, decoração e arte popular.

09 de julho de 2026 às 09:28   - Atualizado às 09:30

26ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

26ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Foto: Divulgação

O primeiro dia da 26ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) foi marcado por corredores movimentados e pela grande diversidade de produtos apresentados por artesãos de Pernambuco, de diversos estados brasileiros e de outros países.

No estande da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o público encontra uma ampla variedade de peças produzidas com técnica e talento pelos empreendedores do município. O espaço chamou a atenção dos visitantes pela criatividade, qualidade e riqueza de detalhes dos trabalhos expostos, reforçando a força do artesanato local e sua identidade cultural.

As peças, produzidas em diferentes técnicas, como cerâmica, madeira, tecidos, fibras naturais, acessórios, decoração e arte popular, passaram por um criterioso processo de curadoria para garantir a exposição dos trabalhos mais representativos. Os produtos evidenciam o talento dos artesãos jaboatonenses e refletem a diversidade cultural do município, transformando tradição, criatividade e inovação em oportunidades de geração de renda.

O prefeito Mano Medeiros destacou que a participação na Fenearte representa uma importante vitrine para fortalecer os pequenos negócios e valorizar quem faz do artesanato um instrumento de transformação social e econômica. "É motivo de muito orgulho saber que os nossos artesãos estão representando Jaboatão dos Guararapes com peças de tanta beleza, qualidade e originalidade. Cada produto exposto carrega a identidade do nosso povo, gera oportunidades e fortalece a economia criativa do município", afirmou o prefeito.

Pela primeira vez na Fenearte, a artesã Renialda Maria, de Candeias, levou ao estande pulseiras e colares produzidos com a técnica do macramê. "Comecei a trabalhar com essa técnica há três anos, mas sempre foi um sonho expor aqui na feira. Hoje estou muito feliz por realizar esse sonho", disse.

Veja Também

Além do estande da Prefeitura do Jaboatão, que reúne 20 artesãos, o município também está representado pelo espaço da Associação de Artesanato, Cultura e Economia Criativa de Jaboatão dos Guararapes (AACEC) e pelos mestres artesãos Nicola, Saúba e Cunha, que expõem seus trabalhos na galeria principal da feira.

A Fenearte segue até o dia 19 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:23, 29 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concerto da Orquestra Criança Cidadã.
Inclusão

Concerto da Orquestra Criança Cidadã aproxima pessoas com deficiência da música no Recife

Apresentação reuniu jovens músicos e convidados da ADM-PE e do Instituto dos Cegos.

Ação para vacinar pets em Paulista.
Iniciativa

Prefeitura do Paulista realiza nova etapa de vacinação antirrábica para cães e gatos

Ação ocorreu no Janga e em Arthur Lundgren I e integra a pré-campanha de vacinação realizada desde setembro.

Atendimento na Carreta da Mulher Pernambucana.
Atendimento

Carreta da Mulher Pernambucana oferece exames e consultas no Recife e Agreste; confira locais

Unidades móveis estarão em três pontos até a próxima quarta-feira (30), com foco na prevenção do câncer.

mais notícias

+

Newsletter