Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife. Foto: Beto Dantas/ Portal de Prefeitura
A Arquidiocese de Olinda e Recife emitiu um alerta oficial na quarta-feira, 8 de abril, para proteger sua comunidade de uma tentativa de fraude digital. Criminosos estão utilizando o nome e a imagem do arcebispo Dom Paulo Jackson para enganar pessoas e solicitar transferências financeiras por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
A instituição utilizou suas redes sociais para denunciar a prática e orientar os fiéis sobre como identificar a abordagem falsa.
A entidade publicou uma nota informativa no perfil oficial do Instagram detalhando como funcionava a fraude. No texto, a Igreja explica que os golpistas entram em contato com as vítimas fingindo ser o líder religioso.
Os criminosos apresentam uma história falsa e pedem recursos financeiros imediatos sob a justificativa de custear o aluguel de um ônibus. Para realizar as abordagens, os suspeitos utilizam o número de telefone (81) 98873-1398, que não possui qualquer vínculo com a Arquidiocese ou com o próprio arcebispo. A instituição reforça que não reconhece o referido número de telefone.
A Igreja Católica também esclarece que não autoriza nenhum tipo de pedido de dinheiro por meio de contatos pessoais, informais ou aplicativos de mensagens instantâneas. A administração eclesiástica afirma que utiliza apenas canais oficiais e devidamente identificados para realizar qualquer solicitação de apoio ou colaboração institucional. A nota da Arquidiocese orienta que as pessoas desconsiderem e ignorem qualquer mensagem que apresente esse teor ou que venha desse número específico.
Dom Paulo Jackson exerce a função de arcebispo de Olinda e Recife desde o dia 13 de agosto de 2023, data de sua posse oficial. O Papa Francisco nomeou o religioso para assumir o posto no lugar de Dom Fernando Saburido.
Saburido renunciou ao cargo após completar 75 anos de idade, seguindo as normas da Igreja, e encerrou um ciclo de 14 anos à frente da liderança católica no território pernambucano. Desde que assumiu, Dom Paulo Jackson coordena as atividades pastorais da região, mas agora enfrenta esse desafio de segurança digital que tenta usar sua identidade de maneira ilícita.
"A Arquidiocese de Olinda e Recife vem a público esclarecer que tomou conhecimento de que uma pessoa, por meio do telefone (81) 98873-1398, tem se passado por Dom Paulo Jackson, realizando contatos e solicitando recursos financeiros, sob o pretexto de custear aluguel de ônibus. Informamos que a Arquidiocese não reconhece o referido número, tampouco autoriza quaisquer pedidos dessa natureza realizados por contatos informais ou pessoais. Esclarecemos, ainda, que toda e qualquer solicitação de apoio ou colaboração institucional é realizada exclusivamente por meio de canais oficiais, devidamente identificados. Diante disso, orientamos que eventuais abordagens com esse teor sejam desconsideradas", diz a nota da Arquidiocese.
2
4
11:22, 09 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
As inscrições tiveram início nesta quinta-feira, 9 de abril, e devem ser realizadas pela internet. Os interessados têm até o dia 24 de abril para se candidatar.
O local mantém características já adotadas em edições anteriores, como acesso exclusivo, ambiente organizado e visão direcionada ao palco principal.
Com este segundo repasse, somado ao primeiro, realizado em fevereiro, o programa já alcança 353.129 estudantes, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 53 milhões.
mais notícias
+