Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ANTT autoriza colaboração para terminal de combustíveis na Transnordestina

O acordo viabiliza a implantação de uma estação de granéis líquidos dedicado a combustíveis.

10 de março de 2025 às 16:45   - Atualizado às 16:48

ANTT Autoriza colaboração para terminal de combustíveis na Transnordestina

ANTT Autoriza colaboração para terminal de combustíveis na Transnordestina Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em decisão histórica, a anuência prévia para a formalização do contrato de Investidor Associado entre a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) e o Terminais Marítimos de Pernambuco (Temape).

Sendo assim, o acordo viabiliza a implantação de um terminal de granéis líquidos dedicado a combustíveis em Teresina (PI), marcando um avanço significativo na infraestrutura ferroviária concedida do país.

Essa é a primeira vez que a ANTT delibera sobre um contrato nesse modelo, previsto na Lei 14.273/2021 e no Decreto 11.245/2022.

Veja Também

O mecanismo permite que concessionárias ferroviárias recebam investimentos privados para expansão e melhoria da infraestrutura, promovendo maior eficiência logística e integração modal no transporte de cargas.

Investimento

O projeto prevê um investimento de R$ 40 milhões, inteiramente financiado pelo Temape, para a construção do Terminal Secundário de Armazenagem de Combustíveis.

A estrutura contará com aproximadamente 27.000 m³ de tancagem e um ramal ferroviário com 15 novas plataformas de descarregamento de combustíveis, com capacidade de movimentação anual de 140 mil toneladas.

Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a entrada da Temape como Investidor Associado representa avanço significativo no setor ferroviário e resultará em um forte incremento na movimentação de combustíveis no Piauí, principalmente no trecho concedido à FTL, responsável pela operação da Malha 1 da Transnordestina.

"Entre os benefícios do projeto, podemos destacar maior eficiência operacional, permitindo o transporte de grandes volumes em uma única viagem, redução de custos logísticos por tonelada transportada, aumento nos níveis de segurança, reduzindo riscos de acidentes e vazamentos, além de ser algo totalmente sustentável, com redução das emissões de CO por tonelada transportada", explicou Sampaio.

Atualmente, a empresa é responsável por mais de 80% do abastecimento de combustíveis no Piauí, realizando diariamente a conexão ferroviária entre o porto do Itaqui (MA) e os terminais de combustíveis em Teresina (PI), em um trajeto de 450 quilômetros.

"O transporte ferroviário é essencial para garantir um abastecimento seguro, eficiente e ambientalmente responsável", completou Sampaio.

Previsão e infraestrutura das obras

O cronograma do projeto prevê o início das obras em 2025, com previsão de conclusão até 2027 e operação plena a partir de 2028, condicionado à obtenção das licenças necessárias junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A infraestrutura contemplará instalações de recepção ferroviária e rodoviária, meios de armazenamento de produtos, estrutura de expedição rodoviária, laboratório de análises, subestacão, pátio de bombas e pátio de caminhões.

Também está prevista a construção de um edifício administrativo, além de um moderno sistema de proteção e combate a incêndios e automação de processos.

A proposta da FTL inclui a devolução de trechos menos viáveis para que o governo possa desenvolver novos projetos, como o transporte ferroviário de passageiros.

A expectativa é que as negociações avancem ainda neste semestre, com mediação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Além disso, o mesmo grupo econômico administra a Transnordestina Logística, que está construindo a ferrovia que ligará o Piauí ao Porto de Pecém (CE).

Sendo assim, a previsão é de que os primeiros transportes de carga nessa ferrovia ocorram ainda em 2025, marcando avanços no setor logístico do país.

Portanto, com impactos positivos para a economia, segurança e meio ambiente, a iniciativa reflete o compromisso da ANTT com a modernização e eficiência da infraestrutura nacional.

"A decisão pioneira da ANTT ao autorizar o contrato de Investidor Associado entre FTL e Temape abre um novo capítulo para o setor ferroviário brasileiro, promovendo investimentos privados e consolidando o modal ferroviário como alternativa estratégica e sustentável para o transporte de combustíveis no país", concluiu o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:02, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alerta de chuvas no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Carnaval de Bezerros.
Carnaval

Bloco EduPapangu retorna às ruas de Bezerros com programação neste sábado

A iniciativa busca contemplar aqueles que preferem aproveitar a folia nas primeiras horas do dia, mantendo o caráter familiar e educativo do bloco.

Galo vem em 2026 com diversas homenagens, a principal para Dom Helder Câmara.
Especial Carnaval

Galo da Madrugada prepara desfile do frevo no centro do Recife para este sábado de Zé Pereira

Com o tema "Canto de Alegria, Reencontro da Poesia", o maior bloco do mundo espera arrastar mais de 2,5 milhões de foliões em 2026.

mais notícias

+

Newsletter