Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ampliação de eitos de UTI e enfermaria pediátrica na RMR e Agreste combatem doenças respiratórias

Atualmente, a taxa de ocupação pediátricas em Pernambuco é de 88%, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

25 de maio de 2025 às 15:43   - Atualizado às 15:59

Ampliação de eitos de UTI e enfermaria pediátrica na RMR e Agreste combatem doenças respiratórias

Ampliação de eitos de UTI e enfermaria pediátrica na RMR e Agreste combatem doenças respiratórias Foto: Divulgação/SES-PE

Seguindo as ações de enfrentamento ao período sazonal em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abriu, nesta semana, novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Na quarta-feira (21/05), o Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, no Agreste Meridional, passou a contar com uma nova UTI Pediátrica, equipada com cinco leitos destinados ao atendimento de crianças, oferecendo suporte multiprofissional e tecnologia avançada.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a SES-PE também ampliou a assistência pediátrica com a abertura de mais 10 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A expansão ocorreu na última segunda-feira (19/05), no Hospital Brites de Albuquerque (HBA), em Olinda.

Com essas novas aberturas, 237 novos leitos pediátricos foram disponibilizados desde março. Atualmente, a taxa de ocupação desta quinta-feira (22) das UTIs pediátricas em Pernambuco é de 88%, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira, destacou que, além dos leitos de UTI, também estão sendo abertas vagas de enfermaria para reforçar a rede assistencial.

“Também abrimos, na segunda-feira, 10 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Otávio de Freitas. Ao longo desta semana, estamos abrindo mais 11 leitos de enfermaria no Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. E, nas próximas semanas, a previsão é de abertura de mais 20 leitos de UTI na rede credenciada da 1ª Macrorregião de Saúde. Todas essas medidas fazem parte do nosso Plano de Sazonalidade”, explicou.

Veja Também

O secretário executivo reforçou ainda que o estado vive um cenário de aumento na circulação de vírus respiratórios, mas que a SES-PE segue atuante.

“Estamos em um momento de alta circulação viral, com crescimento no número de testes positivos para vírus respiratórios e aumento na demanda por leitos de UTI. Esses novos leitos são fundamentais para garantir que possamos mitigar os efeitos do período sazonal, que historicamente ocorre entre março a agosto. Estamos mobilizados para dar continuidade às ações necessárias tanto nesta quanto nas próximas semanas”, afirmou.

Consultas online

Desde o dia 10 de março, a SES-PE implantou o serviço de Teleinterconsulta em Pediatria. Até o momento, mais de 725 atendimentos foram realizados por médicos da Central de Regulação Estadual, contribuindo para um melhor direcionamento dos casos e ampliando as discussões sobre os encaminhamentos mais adequados para pacientes pediátricos com SRAG.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:00, 13 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carnaval nas ruas de Olinda
Folia

Olinda: confira a programação das prévias carnavalescas para este domingo (13), pontos de acesso e organização

A abertura do período de ensaios começou na última segunda-feira (07) e tudo transcorreu dentro da normalidade.

Policial militar.
Evento

Recife realiza Parada da Diversidade neste domingo (13), com quase 500 profissionais da segurança, garante SDS

Operação terá 477 lançamentos das forças de segurança, com drones, helicóptero e reconhecimento facial em Boa Viagem.

Viatura da PMPE.
Acidente

Viatura da PM bate em residência durante perseguição a motociclistas no Recife

Três policiais estavam no veículo, foram socorridos e permanecem em acompanhamento médico, segundo a corporação.

mais notícias

+

Newsletter