Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alepe: entenda aprovação de isenções de IPVA para motos, aplicativos e entidades de proteção animal

Os projetos de lei tiveram o aval da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), na última terça-feira, 3 de junho.

06 de junho de 2025 às 19:05   - Atualizado às 19:24

Alepe: entenda aprovação de isenções de IPVA para motos, aplicativos e entidades de proteção animal

Alepe: entenda aprovação de isenções de IPVA para motos, aplicativos e entidades de proteção animal Foto: Divulgação

Projetos de lei que preveem a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para diversas modalidades foram aprovados pela Comissão de Justiça (CCLJ) da Alepe na última terça-feira, 3 de junho. 

Caso as propostas se convertam em lei, ficarão liberados do pagamento do tributo os proprietários de motocicletas com até 170 cilindradas, de veículos terrestres com mais de 15 anos de fabricação e de veículos de entidades de defesa animal, além de motoristas de transporte de passageiros por aplicativo e pessoas com deficiência auditiva.

As propostas são, respectivamente, dos deputados Abimael Santos (PL), Jeferson Timóteo (PP), Eriberto Filho (PSB, licenciado), Romero Albuquerque (União) e Waldemar Borges (PSB).

Relatora do primeiro projeto, a deputada Débora Almeida (PSDB) apresentou parecer pela rejeição da matéria.

Veja Também

“Identifico vício de iniciativa, que caberia ao Poder Executivo, além de acreditar que a proposta implica uma renúncia importante de receita. É também uma questão de saúde pública, pois pode acarretar aumento da quantidade de motocicletas”, considerou.

Muitos parlamentares argumentaram que as propostas vão prejudicar os municípios, já que parte da arrecadação do IPVA é destinada às prefeituras.

“Nenhum prefeito se sentiria confortável ao ver uma Assembleia Legislativa propor a redução dos recursos repassados aos municípios. Não acredito que essa seja uma decisão sensata”, afirmou Luciano Duque (Solidariedade).

“Só na proposta que trata dos veículos com mais de 15 anos, as prefeituras vão deixar de receber R$ 250 milhões. Isso é muito grave”, apontou Antônio Moraes (PP).

No mês passado, a CCJ debateu as propostas em audiência pública. Na ocasião, o secretário da Fazenda, Wilson de Paula, frisou o impacto das isenções no orçamento estadual. O presidente do colegiado, deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), ressaltou a ausência de representação da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) no encontro.

Edson Vieira (União) defendeu que o debate na CCJ focasse na legalidade dos projetos.

“A Comissão de Finanças vai tratar do impacto financeiro e dar o parecer sobre essa questão”, avaliou.

As cinco matérias tiveram a votação disputada, mas foram aprovadas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:07, 25 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bombeiros em praia.
Situação

Bombeiros suspendem buscas por barraqueiro que desapareceu no mar de Boa Viagem, no Recife

Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, sumiu após ajudar a salvar uma turista que se afogava na praia; buscas serão retomadas neste domingo (25).

Muro construído na praia do Pontal de Maracaípe.
Processo

Justiça suspende novamente retirada de muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca

Ibama confirmou a nova decisão judicial, mas informou que ainda não recebeu a sentença com os detalhes da determinação.

Obra em Olinda.
Compromisso

Olinda avança com obras de recapeamento e prevê novas intervenções em ruas e avenidas

Cronograma de outubro reúne vias com asfaltamento concluído, obras em andamento e trechos que dependem de serviços complementares.

mais notícias

+

Newsletter