Festival Pernambuco Meu País. Foto: Divulgação /Empetur
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e do programa Pernambuco Meu País, está mobilizando diversas cidades do estado para a realização do Festival Pernambuco Meu País 2025. Com uma programação diversificada, o evento visa fortalecer a identidade cultural, promover o turismo local e incentivar o desenvolvimento econômico das regiões, além de valorizar as potencialidades de cada município participante.
Programação e destaque para as cidades do interior
Ao longo de toda a programação, diversas cidades receberão shows, atividades culturais e festivais que celebram a riqueza do folclore, a música, a gastronomia e as tradições do estado. Salgueiro, por exemplo, será a primeira cidade a receber o festival, com shows e apresentações em 25, 26 e 27 de julho, incluindo nomes como Kelvis Duran, Juarez, Mastruz com Leite, Xanddy Harmonia e convidados especiais.
Cidades e potencialidades
Salgueiro - é um município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, Região Nordeste do país. Conhecido também como encruzilhada do nordeste, localizando-se a oeste da capital estadual, a uma distância de 513 km de Recife. Será a primeira cidade a receber o Festival Pernambuco Meu País em 2025.
Triunfo - Cidade mais alta do Estado, terra dos Caretas, tem um dos maiores potenciais turísticos culturais de Pernambuco e está no Sertão, com 14 mil habitantes. O destaque se dá, principalmente, pelas suas características geográficas, históricas e artísticas, além de estar localizada no berço da poesia popular nordestina. Por meio da iniciativa, o município receberá apoio do Festival Pernambuco Meu País durante a tradicional Festa dos Estudantes de Triunfo, com apoio ao palco musical do evento.
Buíque - No Sertão pernambucano, Buíque guarda o segundo maior parque arqueológico do Brasil, o Vale do Catimbau. Marcada pelas paisagens de caatinga, a cidade também é berço cultural, com pinturas rupestres, terras indígenas e tradições quilombolas, com destaque para a arte do entalhe em madeira.
Bezerros/Serra Negra - Com altitude de 957 metros, Serra Negra, no Agreste, tem uma população de 52 mil pessoas, é um local ideal para quem gosta daquele friozinho nas proximidades do 10ºC e tem sido destino de variados turistas pernambucanos e de outras localidades do Brasil e do mundo.
Pesqueira - Pesqueira, terra dos caiporas, das igrejas, casarões e dos povos Xucurus. Localizada no coração do Agreste pernambucano, a cidade do doce e da renda é o destino certo para os turistas que querem aproveitar um lugar em que as tradições religiosas e culturais reinam durante todo o ano.
Gravatá - No Agreste, tem destaque pela sua gastronomia e receptividade com os seus visitantes. A cidade tem 86 mil moradores e garante aos turistas lazer e cultura com destaque para seu mercado central, que mescla música, gastronomia e artesanato.
Arcoverde - Porta de entrada do Sertão pernambucano, Arcoverde conta com 77 mil habitantes e é uma cidade rica culturalmente, tendo as tradições populares como seu principal atrativo. Samba de coco trupé, bois, artes visuais e, principalmente a musicalidade de seus compositores fazem do município um território fundamental nas rotas turísticas de Pernambuco.
Riacho das Almas - O município de Riacho das Almas faz parte da Região de Desenvolvimento do Agreste Central, localizada na Mesorregião do Agreste Pernambucano. Originalmente, a localidade de Riacho das Almas era chamada de Trapiá, distrito criado pela lei municipal nº 149, de 21 de dezembro de 1919, subordinado ao município de Caruaru, e só posteriormente recebeu a denominação que mantém até hoje. Em 30 de dezembro de 1953, a lei estadual nº 1.819, elevou o distrito à condição de município, desmembrando-o de Caruaru.
Caruaru - Famosa pelas festas juninas e sua cultura, a cidade de Caruaru reúne milhares de visitantes todos os anos com muita música, dança e cultura popular. Além de ser reconhecida nacional e internacionalmente como berço econômico, industrial e cultural, o município tem 378 mil habitantes e também é conhecido como a Capital do Forró e do Agreste.
Taquaritinga do Norte - A “Dália da Serra”, com cerca de 25 mil habitantes, é conhecida por sua rica história, cultura vibrante e belezas naturais. O clima ameno também atrai visitantes, além das belas construções coloniais, igrejas centenárias e praças encantadoras. O Festival Pernambuco Meu País apoiará o palco musical do Festival Café Cultural, que já está na 6ª edição e promove o resgate da cultura do café, colocando o município no mercado internacional diante da qualidade do grão produzido.
Programação – PALCO PERNAMBUCO MEU PAÍS
SALGUEIRO
25/07
Espetáculo Pernambuco Meu País
Kelvis Duran
Adilson Ramos
Juarez
Pablo
DJ Pedro Humberto (intervalos)
26/07
Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho
Douglas Leon
Ramon Schnayder
Xande de Pilares
Xanddy Harmonia
Murilo França DJ (intervalos)
27/07
Coral Aboios de Serrita
Joquinha Gonzaga
Anjo Azul
Mastruz com Leite
Limão com Mel
DJ Kaliu (intervalos)
BUÍQUE
01/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Antúlio Madureira
Banda de Pau e Corda
Mano Walter
Roberta Miranda
DJ Anunnak (intervalos)
02/08
Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda
Rogéria Dera
Sofia Freire
Silva
Luedji Luna
DJ Spider (intervalos)
03/08
Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Barbarize
Jéssica Caetano
Hungria
Xamã
DJ Tiger (intervalos)
BEZERROS - SERRA NEGRA
08/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Lia de Itamaracá
Banda Ave Sangria
Lobão
Jota Quest
DJ Salvador (intervalos)
09/08
Afoxé Alafin Oyó
Renata Rosa
Tássia Reis
Mago de Tarso
Baiana System
DJ Ari Falcão (intervalos)
10/08
Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda
Morganna Bernardo
Cátia de França
Frevo Mulher com Nena Queiroga, Gaby Amarantos, Roberta Sá e Maria Gadu
Teatro Mágico
DJ Renna (intervalos)
PESQUEIRA
15/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Doralyce
Teto
L7nnon
Matuê
DJ Baloo (intervalos)
16/08
Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte
Nando Cordel
Xangai
Juliana Linhares
Zeca Baleiro
DJ Big (intervalos)
17/08
Coco das Mulheres
Cascabulho
Clara Sobral
Michele Andrade
Vitor Fernandes
DJ Nuno (intervalos)
GRAVATÁ
22/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Fagner Chagas
Dorgival Dantas
Mara Pavanelly
Tarcísio do Acordeon
DJ Armandinho Reggae (intervalos)
23/08
Afoxé Omim Sabá
Lucas dos Prazeres
Gerlane Lopes
Diogo Nogueira
Alexandre Pires
DJ João Guerra (intervalos)
24/08
Família Salustiano e a Rabeca Encantada
Chico Chico
Lenine
Biquini Cavadão
Falcão
DJ 440 (intervalos)
ARCOVERDE
29/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Lirinha
Nação Zumbi
Wiu
Maneva
Renato L (intervalos)
30/08
Samba de Coco Irmãs Lopes
Mestre Ambrósio
Viradouro
Mart´nália
Seu Jorge
Infa Vermelho (intervalos)
31/08
João do Pife e Banda Dois Irmãos
Quinteto Violado
Petrúcio Amorim
Batista Lima
Projeto Dominguinho com João Gomes, Mestrinho e Jota Pê
Duart (intervalos)
CARUARU
05/09
Espetáculo Pernambuco Meu País
Junio Barreto
José Augusto
Fábio Jr
Alcione
DJ Vibra (intervalos)
06/09
Maracatu Piaba de Ouro
Lucas Mamede
Tiago Iorc
Criolo
Iza
DJ Nadejda (intervalos)
07/09
Meu Coração é Brega, com Banda Bandida, Ovelha Negra, Sedutora, Amigas do Brega
Conde
Toque Dez
Tierry
DJ Kananda PX (intervalos)
3
09:16, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+