Universidade de Pernambuco (UPE). Foto: UPE/Divulgação
A partir das 11h desta sexta-feira, 16 de janeiro, a Universidade de Pernambuco (UPE) divulga o resultado do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, referente ao ingresso no ano letivo de 2026. A publicação será feita pela Diretoria de Processos Seletivos Acadêmicos (DPSA) nos sites processodeingresso.upe.pe.gov.br e www.upe.br.
Os candidatos poderão acessar o desempenho individual por meio de login e senha, em ambiente totalmente online. Também serão divulgadas as listas dos primeiros colocados tanto no sistema universal de vagas quanto no sistema de ações afirmativas.
O sistema de cotas da UPE é dividido em quatro estratos. O Estrato A1 contempla estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas e possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo. O Estrato A2 é destinado a estudantes de escolas públicas, independentemente da renda.
Já o Estrato A3 inclui candidatos pretos, pardos, quilombolas e indígenas oriundos de escolas públicas, com renda per capita de até um salário mínimo. O Estrato A4 abrange candidatos pretos, pardos, quilombolas e indígenas de escolas públicas, sem exigência de limite de renda.
No mesmo horário da divulgação do resultado, a reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, e o vice-reitor, professor José Roberto Cavalcanti, receberão os primeiros colocados dos dois sistemas na sede da Reitoria. O prédio fica localizado na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, onde os nomes dos estudantes aprovados serão anunciados oficialmente.
Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone (81) 3183-3660, pelo e-mail processodeingresso@upe.br ou por meio dos canais oficiais da Universidade de Pernambuco.
O Ministério da Educação (MEC) confirmou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão divulgados nesta sexta-feira, 16 de janeiro. As notas individuais poderão ser consultadas na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os candidatos poderão conferir a nota da redação e a pontuação em cada área de conhecimento avaliada (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e ciências da natureza).
O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
A partir da nota obtida, os estudantes podem se inscrever para vagas em universidades públicas ou bolsas de estudo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para os três processos seletivos ocorrem em períodos distintos, sendo um seguido do outro, nesta ordem cronológica: Sisu, Prouni e Fies.
3
08:57, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Ao todo, serão 79 vagas destinadas aos níveis médio e técnico e outras 26 para o nível superior.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+