O programa, chamado Cursinho Popular Alcides Nascimento, funcionará em seis unidades da Rede Compaz na capital pernambucana.
27 de maio de 2026 às 11:06 - Atualizado às 11:08
Novo curso preparatório para o Enem. Foto: Freepik/Montagem/Portal de Prefeitura
Um novo curso preparatório gratuito foi lançado na última segunda-feira, 25 de maio. A iniciativa é voltada para estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. O curso contempla disponibilizar 240 vagas para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O programa, chamado Cursinho Popular Alcides Nascimento, funcionará em seis unidades da Rede Compaz na capital pernambucana. Cada polo contará com 40 vagas. Além da formação preparatória para o Enem, os estudantes selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 200, como forma de incentivo à permanência e apoio durante o período de estudos.
O projeto é voltado para estudantes que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído essa etapa. Outro requisito obrigatório é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), critério que reforça o foco do programa em jovens em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa é operada pela Associação Abayomi Juristas Negras, com apoio da Prefeitura do Recife e do Ministério da Educação (MEC), por meio da Rede de Apoio a Cursinhos Populares (CPOP) no Brasil. O objetivo é ampliar o acesso de estudantes da rede pública ao ensino superior, fortalecendo a preparação para o exame nacional.
O processo de inscrição é dividido em duas etapas. Primeiro, o candidato deve realizar uma pré-inscrição por meio de uma plataforma online. Em seguida, é necessário comparecer presencialmente à unidade escolhida para validação da inscrição. Para isso, o estudante deve apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante escolar, NIS e comprovante bancário em nome do próprio estudante.
Como serão as aulas
As aulas serão realizadas nas unidades da Rede Compaz, espaços já conhecidos na cidade por promover ações de cidadania, cultura e formação social em diferentes comunidades. O cursinho terá funcionamento distribuído em seis polos, garantindo que estudantes de várias regiões do Recife tenham acesso às atividades.
As atividades do cursinho acontecerão em diferentes dias e horários, variando conforme cada unidade da Rede Compaz, incluindo turnos noturnos e manhãs aos sábados. A organização reforça que essa distribuição busca facilitar o acesso dos estudantes, considerando suas rotinas escolares e familiares. Confira abaixo a listagem dos Compaz e as informações sobre os dias e horários das aulas:
A fundadora do cursinho, Ste Vilela, destacou que a proposta busca manter viva a história de Alcides como inspiração para outros jovens que sonham com o ingresso na universidade. A iniciativa reforça o papel da educação como ferramenta de transformação social.
Para o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Rafael Arruda, o projeto complementa as ações já desenvolvidas pela Rede Compaz. Segundo ele, a proposta amplia o acesso à educação e fortalece a ideia de que jovens das periferias também podem ter as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior.
“A Rede Compaz existe para garantir que jovens de periferia tenham as mesmas chances. Ter um cursinho gratuito, com bolsa, dentro das nossas unidades, é dizer que o caminho para a universidade também passa pelo Compaz”, disse.
2
3
4
17:00, 03 Ago
25
°c
Fonte: OpenWeather
Durante o curso, que terá a duração de oito semanas, os profissionais irão receber uma bolsa correspondente à 50% da remuneração considerando o vencimento-base.
O certame reservará 30% das vagas para ações afirmativas, incluindo as oportunidades ofertadas no edital e aquelas que surgirem durante o prazo de validade da seleção.
Os profissionais contratados terão direito a vantagens complementares, tais como auxílio-transporte e abono semestral.
mais notícias
+