Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra dando entrevista. Foto: Portal de Prefeitura
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (7), a realização do primeiro Concurso Público Unificado do estado (CPU-PE), com um diferencial inédito: as provas serão aplicadas ao mesmo tempo em 10 cidades pernambucanas.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Administração (SAD), tem como objetivo ampliar o acesso aos cargos públicos estaduais, além de garantir mais transparência, eficiência e democratização no ingresso ao serviço público.
Ao todo, serão ofertadas 455 vagas para mais de 40 cargos de níveis médio e superior. As provas ocorrerão simultaneamente em: Recife, Carpina, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.
Durante o anúncio, a governadora Raquel Lyra destacou o ineditismo do modelo:
“Pela primeira vez na história de Pernambuco, nós iremos fazer um Concurso Público Unificado. Os interessados poderão concorrer a até três cargos. Isso garante mais transparência e democratização do acesso ao serviço público.”
O edital será publicado em breve no Diário Oficial do Estado.
A seguir, confira como será a distribuição das 455 vagas entre os órgãos e entidades da administração pública estadual:
Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE):
Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI):
Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH):
98 vagas no total:
Instituto de Pesos e Medidas (IPEM):
39 vagas no total:
Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (FUNAPE):
15 vagas no total:
Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE):
29 vagas para Analista de Atendimento e Gestão Socioeducativa nas especialidades:
Secretaria de Administração (SAD):
82 vagas no total:
Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG):
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE):
Segundo a secretária de Administração, Ana Maraíza, o CPU-PE representa um marco na modernização da gestão pública estadual.
“A proposta é promover um concurso unificado e regionalizado, ampliando a competitividade e otimizando os recursos públicos. É uma medida que reforça o compromisso do Estado com a valorização do serviço público e a transparência dos processos seletivos”, afirmou.
O edital com todos os detalhes será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.
2
23:12, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O certame terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, e a Prefeitura poderá prorrogar esse prazo por igual período.
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
mais notícias
+