CPNU convoca 3.910 pessoas para vagas adicionais e remanescentes para servidores públicos; confira Foto: Divulgação
Em mais uma etapa do processo de fortalecimento do serviço público para garantir mais e melhores políticas públicas para a população, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta terça-feira, 25 de novembro, a convocação para o preenchimento de 3.910 vagas remanescentes e adicionais da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1). Esse total compreende 2.919 vagas imediatas e 991 vagas correspondentes à convocação para cursos de formação.
Do total de 3.910 vagas, 1.977 são adicionais em relação às 6.640 vagas originais do CPNU 1, representando um reforço de 30% em relação ao contingente inicial. As demais 1.933 correspondem às vagas remanescentes que não foram preenchidas nas primeiras chamadas, tanto para os cursos de formação como nas vagas imediatas.
O provimento para essas vagas adicionais e remanescentes já foi autorizado pelo MGI e o valor correspondente à sua incorporação nas despesas de pessoal da administração pública federal já consta do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026. A partir dessa publicação pelo MGI, cada órgão procederá à nomeação dos seus cargos.
Os candidatos aprovados para curso de formação também serão convocados por meio de edital específico, que será publicado no DOU amanhã (26/11). Posteriormente, serão publicados os editais específicos de cada curso de formação, nos quais constarão as datas de matrícula e de realização dos mesmos.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos, foi concebido com 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades na sua primeira edição, que foram disputadas por quase 1 milhão de candidatos, oriundos da quasetotalidade dos municípios do país, o que demonstra o sucesso do certame em democratizar o acesso ao serviço público brasileiro.
Desde sua concepção como política pública, um dos objetivos doCPNUfoi democratizar o acesso ao serviço público e promover diversidade na Administração Pública. Pela primeira vez, um concurso público contou com a participação efetiva de 970.037 pessoas, com provas aplicadas em 228 cidades e 3.647 locais, permitindo que candidatas e candidatos realizassem o exame o mais próximo possível de suas residências.
O mesmo modelo inclusivo serviu de base para o CPNU 2, que está em andamento. A segunda edição conta com 3.652 vagas. O MGI aplicou no CPNU 2 a nova Lei de Cotas, que ampliou a reserva para pessoas negras (25%) e incluiu cotas para indígenas (3%) e quilombolas (2%), e também adotou ação afirmativa voltada à equidade de gênero para garantir que, quando o percentual de mulheres classificadas para a segunda fase (em qualquer cargo) fosse inferior a 50%, houvesse uma equiparação no número de mulheres convocadas em relação ao número de homens, desde que elas tivessem alcançado o número mínimo de acertos. A segunda prova do CPNU 2 será no dia 7 de dezembro.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
3
4
10:16, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os docentes aprovados também terão direito ao auxílio-alimentação de R$ 1.175,00 e ao auxílio pré-escolar de R$ 484,90.
Ao todo, serão 79 vagas destinadas aos níveis médio e técnico e outras 26 para o nível superior.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+