A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP/CE) e a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará anunciaram um novo concurso público para o preenchimento de 600 vagas no cargo de Polícia Penal, destinadas a ambos os sexos.

Dentro do total de vagas disponíveis, estão reservadas oportunidades para candidatos que se enquadrem nos critérios de ampla concorrência (AC), pessoas com deficiência (PCD) e pretos e pardos (PP), conforme especificado no edital de abertura.

Os profissionais contratados deverão cumprir jornadas de trabalho de 40 horas semanais, recebendo uma remuneração mensal no valor de R$ 3.074,89.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos precisam atender a uma série de requisitos, incluindo ter ensino médio completo, idade entre 18 e 34 anos, possuir carteira de habilitação categoria B ou superior, estar em dia com as obrigações eleitorais, entre outros.

As inscrições estarão abertas até às 23h59 do dia 3 de junho, sendo realizadas no site da banca organizadora. A participação será confirmada mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 185,00.

Contudo, os candidatos que se encaixem nos critérios estabelecidos pelo edital poderão solicitar a isenção da taxa até o dia 10 de maio.

O processo de seleção compreenderá diversas etapas, incluindo exame intelectual, avaliação biopsicossocial, teste de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação de saúde, procedimento de heteroidentificação, curso de formação profissional e investigação social.

O exame intelectual está previsto para o dia 14 de julho e abordará questões de conhecimentos básicos, específicos e uma redação.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização.

Confira mais informações no edital do concurso público da Polícia Penal do Ceará