A petição, criada pela Comissão dos Excedentes do concurso Caixa 2024, já conta com cerca de 1.500 assinaturas, conforme atualização feita na tarde de quinta-feira, 22.
Presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira. Foto Montagem/Portal de Prefeitura
Na terça-feira, 20 de agosto, candidatos do concurso da Caixa Econômica Federal lançaram um abaixo-assinado exigindo a convocação de todos os aprovados excedentes, além das vagas imediatas disponibilizadas. A petição, criada pela Comissão dos Excedentes do concurso Caixa 2024, já conta com cerca de 1.500 assinaturas, conforme atualização feita na tarde de quinta-feira, 22.
O abaixo-assinado argumenta que a quantidade de vagas oferecidas no edital não atende às reais necessidades da Caixa e apenas substituirá os cargos deixados pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV). De acordo com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), a atual oferta de vagas não considera o número de funcionários que saíram após a publicação do edital, o que demonstra a necessidade urgente de ampliar o quadro de pessoal.
O grupo de aprovados excedentes, que soma aproximadamente 4.124 pessoas, está fora das vagas estabelecidas no edital para o cargo de técnico bancário. Esses candidatos receberam apoio de parlamentares e sindicatos. A comissão relatou que, em encontros com vários deputados e senadores, foram sensibilizados com a situação e estão dispostos a intervir junto ao Governo Federal e à Caixa para atender às reivindicações.
O documento do abaixo-assinado também solicita que a Caixa revise as cláusulas de barreira do edital, que eliminam todos os candidatos que excedem as vagas imediatas e o cadastro de reserva. Mesmo que novas vagas surjam ou candidatos desistam, o edital atual não prevê a convocação adicional de excedentes.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou ao Qconcursos Folha Dirigida que o edital do concurso previu desde o início a quantidade de vagas para cada polo, com um quantitativo específico de cadastro de reserva. Segundo Vieira, o banco está preparado para chamar parte dos aprovados ainda este ano, com uma previsão de aproximadamente 1.200 admissões até dezembro, tanto para técnicos bancários quanto para cargos de nível superior.
O concurso da Caixa, que já foi encerrado e homologado oficialmente, prevê validade até agosto de 2025. Durante esse período, os aprovados poderão ser chamados conforme a necessidade do banco. As primeiras convocações para o cargo de técnico bancário estão previstas para agosto, com chamadas mensais subsequentes durante a vigência do concurso. Exceção será feita para os candidatos do Rio Grande do Sul, cujas provas foram adiadas para 29 de setembro, com convocações agendadas para 2025.
A Caixa ainda não se manifestou oficialmente sobre o abaixo-assinado e as demandas apresentadas pelos candidatos excedentes.
2
20:49, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O certame terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, e a Prefeitura poderá prorrogar esse prazo por igual período.
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
mais notícias
+