10 de janeiro de 2025 às 08:33 - Atualizado às 09:58
Hospital Foto: Pedro Alves
Pernambuco registrou um caso de raiva humana, pela primeira vez em oito anos. A mulher de 56 anos que contraiu raiva após ser mordida em novembro, por um sagui, em Santa Maria do Cambucá, no Agreste de Pernambuco, segue internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, com quadro de saúde considerado muito grave.
O caso, divulgado na quinta-feira, 9 de janeiro, é o primeiro registrado no Estado após oito anos sem ocorrência da doença.
Segundo a médica Ana Flávia Campos, responsável pelo acompanhamento da paciente, a mulher foi atendida pela primeira vez no dia 31 de dezembro e, em 2 de janeiro, apresentou uma piora significativa no quadro de saúde.
A doença, raiva humana é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que é encontrado geralmente em morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. De acordo com a SES, a taxa de letalidade é de 100%.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2010 e 2024, foram registrados 48 casos: nove causados por mordidas de cães; 24, por morcegos; seis, por primatas não humanos; dois, por raposas; quatro, por felinos; e um, por bovino.
A doença pode ser transmitida ao ser humano pelo contato com saliva e secreções de mamíferos infectados, sejam eles cães, gatos, macacos, bovinos, porcos, além do próprio morcego, entre outros. Os sinais podem permanecer de 2 a 10 dias após o período de incubação.
1
2
4
23:02, 16 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
Batizada de Prodotes, a operação desta quinta também tem como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão em endereços na Grande São Paulo.
Originalmente apresentado em outubro do ano passado, o texto passou os últimos meses em debate entre governo federal e estados.
A cotação abriu próxima da estabilidade, mas passou a despencar após os dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos.
mais notícias
+