Caixão do Papa Francisco dentro da Basílica. Foto: Vaticano
O sepultamento do Papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, foi concluído. A informação foi confirmada pelo Vaticano neste sábado, 26 de abril.
O Cardeal Kevin Farrel foi o responsável pela presidência do "rito do sepultamento do Romano Pontífice, que começou às 8h, no horário de Brasília, e 13h, no horário local.
A cerimônia terminou às 13h30, horário local, o que representa 8h30 do horário de Brasília.
Francisco é o primeiro papa em mais de um século a ser sepultado fora do Vaticano, tendo sido Leão XIII o último, em 1903. A escolha foi do próprio Santo Padre.
Após três dias de velório aberto para visitação e homenagens de fiéis ao papa Francisco, o Vaticano celebrou, na manhã deste sábado, 26, a Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali – nove dias de luto e orações em honra ao pontífice.
A celebração eucarística aconteceu no átrio da Basílica de São Pedro. Ao final, ocorreram os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.
Ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos participaram da missa de corpo presente. O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira, 25 de abril, foi colocado no átrio da Basílica, em frente ao altar.
Os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice morto serão marcados por missas no período que se inicia este sábado e segue até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será neste domingo, 27, às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.
2
03:30, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O alerta foi divulgado na ultima quinta-feira (12) pela agência estatal KCNA.
Ela sustentou que sofreu abalo moral, psicológico e dano à integridade física em razão do atendimento médico.
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
mais notícias
+