O serviço de emergência israelense informou que, apesar de não ter havido vítimas ou feridos em consequência direta do abate do míssil, 18 pessoas ficaram feridas no local.
27 de dezembro de 2024 às 16:43 - Atualizado às 17:22
Os rebeldes iemenitas Houthis. Foto: AFP
Nesta sexta-feira, 27 de dezembro, os rebeldes iemenitas Houthis reivindicaram um ataque realizado com mísseis ao aeroporto de Tel Aviv, um dia após os bombardeios israelenses contra vários locais de infraestruturas que são controlados pelo grupo no Iêmen.
O serviço de emergência israelense informou que, apesar de não ter havido vítimas ou feridos em consequência direta do abate do míssil, 18 pessoas ficaram feridas quando tentavam chegar a abrigos antiaéreos.
O lançamento do míssil afetou temporariamente as operações no mais importante aeroporto de Israel, o Ben Gurion. Segundo a mídia local, quatro voos vindos da Europa precisaram ainda adiar a aterrissagem.
Já no ataque de Israel na quinta-feira ao aeroporto internacional da capital do Iêmen, um membro da Organização Mundial da Saúde ficou gravemente ferido e está hospitalizado, segundo o porta-voz da OMS.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também se encontrava prestes a embarcar no aeroporto, quando este foi alvo de ataques aéreos israelenses. De acordo com os Houthis, os ataques causaram ao todo seis mortes e 40 feridos.
Em comunicado, os Houthis disseram ter usado drones na ofensiva de hoje à capital de Israel e a um navio no Mar Arábico.
“A agressão israelense só irá aumentar a determinação do grande povo iemenita em continuar a apoiar o povo palestino", afirma a nota.
As forças israelenses já tinham anunciado terem interceptado de madrugada um míssil proveniente do Iêmen, que foi abatido antes de ter entrado no espaço aéreo do país.
“As sirenes antiaéreas soaram em vários pontos do centro de Israel devido à possível queda de destroços da interceptação", disse o exército num comunicado, sem especificar a área onde o míssil foi derrubado.
Os Houthis apoiam o grupo extremista Hamas, que enfrenta uma ofensiva de grande escala na Faixa de Gaza desde que atacou Israel no dia 07 de outubro do ano passado.
3
08:38, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O alerta foi divulgado na ultima quinta-feira (12) pela agência estatal KCNA.
Ela sustentou que sofreu abalo moral, psicológico e dano à integridade física em razão do atendimento médico.
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
mais notícias
+