Pernambuco, 29 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

MPOX: Secretaria de Saúde de Pernambuco nega possível caso da doença em aluno

As especulações surgiram após a divulgação de um vídeo em que a mãe do adolescente relata, com preocupação, o estado de saúde do filho.

15 de março de 2025 às 13:23   - Atualizado às 13:26

Adolescente de 15 anos com suposto MPOX

Adolescente de 15 anos com suposto MPOX Foto: Reprodução/ redes sociais

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou uma nota oficial, na última sexta-feira, 14 de março, desmentindo informações que circulam nas redes sociais sobre um suposto caso de varíola dos macacos (MPOX) entre estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Nércio Rodrigues, localizado no bairro da Linha do Tiro, no Recife.

As especulações surgiram após a divulgação de um vídeo em que uma mãe relata, com preocupação, o estado de saúde do filho, um adolescente de 15 anos. Conforme o relato, o jovem estaria apresentando dores no corpo, além de manchas avermelhadas e pequenas bolhas na pele. A mãe afirma ainda que outros estudantes da mesma unidade escolar teriam sintomas semelhantes, levantando suspeitas de contágio por MPOX.

Segundo o vídeo, o adolescente foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, mas teria sido orientado a retornar para casa sem receber diagnóstico conclusivo ou tratamento adequado. De acordo com imagens, inicialmente feitas para buscar esclarecimentos sobre o quadro clínico do estudante, acabaram ganhando grande repercussão nas redes sociais e alimentando rumores sobre um possível surto da doença.

Diante da repercussão, a Secretaria de Saúde reforçou que não há, até o momento, qualquer confirmação de casos de MPOX envolvendo alunos da escola mencionada. O órgão também alertou para os riscos da propagação de informações não verificadas, especialmente em plataformas digitais, e destacou a importância de procurar canais oficiais para obter dados corretos sobre questões de saúde pública.

O que é o Mpox

MPOX (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) é uma doença viral causada pelo vírus Monkeypox , pertencente ao gênero Orthopoxvirus, o mesmo da varíola humana. A doença pode ser transmitida de animais para humanos e também de pessoa para pessoa, por meio do contato direto com lesões na pele, fluidos corporais, gotículas respiratórias e objetos contaminados.

Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, fadiga, dores musculares e surto dos gânglios linfáticos, seguidos pelo aparecimento de lesões aparentes, que podem evoluir para crostas e cicatrizes. Embora, na maioria dos casos, a doença seja autolimitada, podendo durar de duas a quatro semanas, em algumas situações pode levar a complicações graves.

A doença ganhou notoriedade global em 2022, quando foi registrada uma disseminação significativa fora das áreas endêmicas da África Ocidental e Central, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar o surto como uma emergência de saúde pública.

A prevenção inclui evitar o contato direto com pessoas infectadas, o uso de equipamentos de proteção em casos de exposição e, em alguns casos, a vacinação com imunizantes usados contra a varíola, que apresentam eficácia contra o vírus MPOX.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

23:54, 29 Abr

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Disneyland anuncia 'Noite do Orgulho' LGBT com entrada liberada para CRIANÇAS
Evento

Disneyland anuncia 'Noite do Orgulho' LGBT com entrada liberada para CRIANÇAS

Pride Nite celebra diversidade com atrações noturnas, shows temáticos e presença de crianças acompanhadas de adultos.

Transformador sendo escoltado pela PRF.
Trânsito

PRF faz escolta do segundo transformador gigante no Grande Recife; confira o percurso e os horários

O transformador é idêntico ao primeiro e possui 250 toneladas, 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura.

Caixão do Papa Francisco dentro da Basílica.
Despedida

Vaticano confirma que sepultamento do Papa Francisco foi concluído

Após três dias de velório aberto, foi celebrado na manhã deste sábado, 26 de abril, a Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali.

mais notícias

+

Newsletter