12ª Marcha contra o trabalho infantil. Foto: Fepetipe/Divulgação
A 12ª Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil acontece nesta sexta-feira, 10 de outubro, com concentração às 14h no Parque 13 de Maio e saída rumo ao Pátio do Carmo. O evento, organizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco (Fepetipe), conta com a participação da Auditoria Fiscal do Trabalho e visa sensibilizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. A mobilização reforça a importância de ações concretas de prevenção, redução e proteção de crianças e adolescentes, alinhadas às políticas públicas nacionais e locais.
Entre as atividades previstas, estão panfletagens informativas, rodas de conversa, apresentações culturais e a construção de redes de proteção à criança. O objetivo é ampliar o engajamento de gestores, educadores, jovens e famílias, promovendo o diálogo sobre como prevenir o trabalho infantil no cotidiano escolar, familiar e comunitário. Além disso, a edição deste ano reforça a necessidade de monitorar e avaliar as políticas públicas implementadas pela gestão estadual, para enfrentar esse grave problema social com mais eficácia.
Antes da marcha, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) realiza, na véspera, uma audiência pública no dia 08/10, às 10h, com o tema Construção Participativa no Novo Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador de Pernambuco. A audiência visa discutir caminhos para a elaboração de um novo plano, uma vez que o atual perdeu a validade em 2021. A auditora Simone Brasil, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, integrante do Fepetipe e do FORAP, destaca a urgência de ações diante do aumento da incidência de trabalho infantil.
Participantes nacionais e locais estarão presentes: Katerina Volkov, Secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI); representantes do Fepetipe, FORAP, Governo do Estado, ONGs e adolescentes da Região Metropolitana. Ao final, a sociedade é convocada a participar da XII Marcha Pernambuco contra o trabalho infantil, reforçando a educação como ferramenta de transformação social, proteção de direitos e promoção de melhores oportunidades para a infância e a adolescência.
2
4
22:51, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.
Fala do religioso sobre carnaval volta a circular nas redes sociais e provoca debate sobre fé e celebração popular.
mais notícias
+