18 de fevereiro de 2025 às 08:37 - Atualizado às 09:03
Lula se reune com Ministros. Foto: Antônio Augusto/Agência
O presidente Lula convocou na segunda-feira, 17 de fevereiro, alguns de seus ministros para tratar sobre o poder do governo federal na Eletrobras. Faltam poucos dias para encerrar o prazo de negociações.
O chefe do executivo tem feito duras críticas à privatização da Eletrobras.
A briga é que o governo federal deseja, desde maio de 2023, chegar a um acordo. A negociação entre Lula e ministros é para redução do poder de voto do presidente no conselho da empresa após a sua desestatização.
De acordo com informações, Lula se reunirá com os ministros Rui Costa (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Esther Dweck (Gestão e da Inovação) e Jorge Messias (Advogado-Geral da União).O ministro da Fazenda substituto, Dario Durigan, também participará do encontro.
A briga do governo está no Supremo. Segundo informações do Metrópoles, no final do ano passado, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, atendeu a um pedido AGU sobre o caso.
Sendo assim, no pedido, AGU e Eletrobras pediram um prazo adicional para a elaboração do termo de conciliação. Marques prorrogou a negociação da Eletrobras por mais 60 dias. O prazo vence no final de fevereiro.
De acordo com ajuizada em maio de 2023, a ação da AGU discute a participação da União na direção da empresa e aspectos de governança da companhia.
Entretanto, em 18 de setembro de 2024, foi determinada pelo relator da ação, ministro Nunes Marques, a continuidade das tratativas conciliatórias no âmbito da Conciliação da Administração Pública Federal.
Sendo assim, bem como o acompanhamento dos avanços das negociações por meio da comprovação de ajustes e estágios percorridos.
A Eletrobras é uma empresa brasileira de capital aberto que atua como uma holding, dividida em geração e transmissão.
A empresa foi criada em 1962, inicialmente como estatal, com o objetivo de coordenar todas as empresas do setor elétrico.
A princípio, teve um papel ativo na organização e regulação desse setor essencial, buscando melhorar a produção e distribuição de energia elétrica em todo o país. Ao longo dos anos, uma empresa se consolidou como uma das principais responsáveis pela infraestrutura energética, com forte presença em dezembro
11:03, 27 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento Mulheres em Diálogo, divulgada nesta segunda-feira (24), trouxe à tona um cenário negativo quando o assunto é a legalização do aborto.
As especulações surgiram após a divulgação de um vídeo em que a mãe do adolescente relata, com preocupação, o estado de saúde do filho.
Após assinarem a certidão de casamento no civil, Ellie e Alex se dirigiram a lanchonete fast food.
mais notícias
+