Pernambuco, 13 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cientistas fazem ALERTA sobre qual VÍRUS deve causar próxima PANDEMIA; SAIBA QUAL

Essa previsão é resultado de uma pesquisa conduzida pelo Consórcio Vaccelerate, que reuniu especialistas de diversos países.

Ricardo Lélis

22 de abril de 2024 às 22:12   - Atualizado em 23 de abril de 2024 às 11:07

Vírus.

Vírus. Vírus.

Os cientistas alertam para a possibilidade da próxima pandemia ser desencadeada por uma variante do vírus Influenza, responsável pela gripe.

Essa preocupação surge em meio ao surgimento de cepas da gripe aviária, anteriormente restritas a aves, que agora estão se propagando entre mamíferos, como gado, nos Estados Unidos. Os raros casos relatados em humanos geralmente apresentam alta letalidade, excedendo 50%.

Essa previsão é resultado de uma pesquisa conduzida pelo Consórcio Vaccelerate, que reuniu especialistas de diversos países com o objetivo de acelerar os estudos clínicos das vacinas contra a Covid-19.

O estudo, publicado na revista científica Travel Medicine and Infectious Disease, será apresentado na próxima semana durante o Congresso Global da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID), em Barcelona, Espanha.

A pesquisa contou com 187 respostas de especialistas de 57 países. Esses pesquisadores, com vasta experiência em doenças infecciosas, foram solicitados a classificar diferentes agentes de acordo com seu potencial pandêmico. O vírus da gripe foi considerado o mais provável por 57% dos especialistas, enquanto 17% o classificaram como o segundo mais provável.

Além do Influenza, outros patógenos foram destacados, incluindo a chamada "Doença X", que representa um microrganismo ainda não descoberto, apontado por 21% dos cientistas como o de maior potencial pandêmico.

Uma variante do SARS-CoV-2, o vírus responsável pela Covid-19, ficou em terceiro lugar, com 8% dos pesquisadores acreditando que ainda possui potencial pandêmico.

Outros patógenos citados incluem o SARS-CoV original, o vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo (CCHF) e o Ebola. Por outro lado, o Nipah, o henipavírus e o vírus da febre do Vale do Rift foram classificados com menor potencial pandêmico.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:31, 13 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marquinhos Menezes era pastor da ADVEC de Niterói.
Despedida

Marquinhos Menezes: conheça a trajetória do pastor da ADVEC que enfrentou câncer no estômago por dois anos

O religioso estava internado no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) e teve uma piora no estado de saúde nas últimas semanas.

Presidente dos EUA, Donald Trump
Operações

Trump autoriza ações cibernéticas contra organizações criminosas transnacionais; PCC e CV podem ser alvos

Os dois são classificados pelo governo norte-americano como organizações criminosas transnacionais e, desde junho, também estão na lista de organizações terroristas estrangeiras dos Estados Unidos

Eleições- TRE
Votação

Eleições 2026: prazo para pedir voto em trânsito termina em 20 de agosto

Eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral podem pedir transferência temporária para votar em outra cidade

mais notícias

+

Newsletter