14 de agosto de 2018 às 15:11
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Camaragibe vai receber nos dias 17, 18 e 19 o II Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR), no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro. Além das atividades formativas, a extensa programação contempla curtas, médias e longas-metragens de várias partes do mundo.
Mais de 70 filmes dirigidos por mulheres serão projetados em três cinemas de rua durante o II FINCAR - Festival Internacional de Cinema de Realizadoras, sendo um deles o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe. De 14 a 19 de agosto, além das atividades formativas, a extensa programação contempla curtas, médias e longas-metragens de várias partes do mundo. Viabilizado através do 10° Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco - Funcultura / Fundarpe, da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, o FINCAR é uma produção da Orquestra Cinema Estúdios e Vilarejo Filmes. Em sua segunda edição, conta com a apoio da Fundação de Cultura de Camaragibe, Pajeú Filmes, Paço do Frevo, Portomídia e Porto Digital. Além do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, recebem o festival o Cinema São Luiz e o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. O FINCAR tem como proposta ocupar os equipamentos culturais públicos da Grande Recife com uma programação provocativa, política e produzida por mulheres, com debates pós-sessões de cinema para investir na formação de público. Durante o mês que a convocatória esteve aberta 1168 filmes de realizadoras foram inscritos. O país que mais inscreveu filmes foi o Brasil, com 320 filmes submetidos à curadoria, estritamente formada por mulheres. Na primeira edição, em 2016, o país que mais inscreveu filmes foram os EUA. Realizadoras, artistas visuais, cineclubistas, comunicadoras populares, pesquisadoras acadêmicas, pesquisadoras livres, estudantes de cinema: cada curadora ao seu modo trouxe uma perspectiva sobre o cinema feito com mulheres. "A diversidade de vivências e experiências audiovisuais entre as curadoras é uma das potências políticas do festival. Os debates estabelecidos a partir dos filmes foram muito produtivos e a programação instigante a qual chegamos é resultado direto disso", afirma Maria Cardozo, idealizadora e diretora de programação do FINCAR. O que ainda ecoa dos debates curatoriais desta edição poderão ser encontrados no catálogo online que será lançado no dia da abertura do FINCAR, terça (14), no Cinema São Luiz e também poderá ser acessado no site www.fincar.com.br.
A realizadora Patrícia Ferreira, a primeira diretora indígena a exibir filme no FINCAR, co-dirigiu o média-metragem Teko Haxy - Ser Imperfeita com Sophia Pinheiro. As duas realizadoras estarão presentes nas sessões do filme no Recife e em Camaragibe. Na programação que será apresentada no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro encontra-se também o documentário O Caso do Homem Errado (RS - Brasil), de Camila de Moraes, que rompe o hiato de 34 anos sem longa de realizadora negra em circuito comercial, vencedor do 9º Festival Internacional de Cine Latino, Uruguayo y Brasileiro; e o documentário média-metragem Mulheres Rurais em Movimento, direção coletiva do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste / MMTR-NE e Héloïse Prévost, vencedor do prêmio do júri do 11º Seminário Fazendo o Gênero. Estes filmes podem ser assistidos também na programação dos cinemas do Recife, que projetará ainda os longas Piripkura (Brasil), de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, exibido no forumdoc.bh 2018 e Festival do Rio 2018; Diários de Classe (BA - Brasil), dirigido por Maria Carolina da Silva e Igor Souza, exibido no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; Lírios não Nascem da Lei (MG - Brasil), realizado por Fabiana Leite, presente na Seleção oficial para o WomenCinemakers Biennial Edition 2018; Wild Relatives (França, Líbano e Noruega), dirigido por Jumana Manna e estreado mundialmente no 67º Festival Internacional de Cinema de Berlim - Berlinale 2018; Cuatreros (Argentina), dirigido por Albertina Carri, circulou pelo mundo em festivais, a exemplo do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (La Habana, Cuba) e Mar del Plata Inernational Film Festival (Mar del Plata, Argentina); e Dreamstates (EUA, França e Ruanda), realizado por Anisia Uzeyman, que estreou mundialmente no Los Angeles Film Festival.
O cinema de animação realizado por mulheres em diversos países compõem a Sessão Infantil, novidade neste II FINCAR junto aos Programas Escolares. /Filmes como Peace Carpet (Irã), Fazenda Rosa (PE) e Reset (China) terão como espectadores estudantes de escolas públicas nas duas cidades, resultado de uma intensa articulação institucional para viabilizar o transporte e a pauta letiva. No município de Camaragibe o apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura, mobilizou a participação de alunos de cerca de 10 escolas públicas, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Além das articulações via instituições públicas, estão sendo feitas mobilizações junto às comunidades ao redor dos cinemas para que estas pessoas possam conhecer mais estas e outras sessões do II FINCAR, bem como a proposta do festival como um todo. Já a sessão do média Mulheres Rurais em Movimento contará com a presença das ativistas do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste / MMTR-NE, mulheres que participaram da direção coletiva do filme. Elas virão de Caruaru e de outros estados do Brasil para participar da exibição no Cinema São Luiz, no Recife, em sessão que acontece na quinta (16) às 20h25, e no domingo (19), às 16h30, quando o filme será exibido no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe. A Associação de Mulheres Guerreiras do Santana, CRAS, o grupo de artesãs camaragibenses, os grupos de capoeira e o Movimento dos Povos Tradicionais também foram convidados a vivenciar o II FINCAR em Camaragibe. Como trabalho de formação de público, foi lançada para esta edição a campanha Sócias FINCAR, na qual 150 credenciamentos serão distribuídos para residentes em subúrbios e periferias, especialmente pessoas trans, não binárias, e a mulherada heterossexual e LBT. Basta enviar um e-mail para o endereço fincar.comunicacao@gmail.com com o nome completo solicitando o passe livre para a programação. O objetivo da campanha é democratizar o acesso ao Cinema de Realizadoras e aos debates pertinentes que dele decorrem, inclusive no ambiente virtual.
Parcerias firmadas em 2016, a exemplo do Circuito Cineclubista FINCAR-FEPEC, têm continuidade no II FINCAR. Como na primeira edição, será lançada uma convocatória pós-festival para os cineclubes interessados em exibir os filmes das realizadoras que, no ato de inscrição, optaram por participar do circuito. O Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) segue parceiro através da pesquisadora e curadora Janaína Oliveira. Co-autora do catálogo do Fincar, Janaína virá ao Recife para apresentar a sessão programada por ela com filmes experimentais feito por realizadoras negras, e também para participar de outras atividades e intercâmbios do festival. Maria Cardozo fala sobre a importância de intensificar os intercâmbios Fincar com o Cachoeira Doc: "Em 2016 começaram as primeiras trocas entre os dois festivais quando, para a primeira Vivência em Curadoria da Perspectiva das Mulheres, curadoras do I FINCAR foram convidadas a compartilhar suas experiências nesse encontro e a programar uma das sessões de filmes na Mostra com Mulheres que aconteceu naquele ano no festival cachoeirense. De lá para cá, os laços se mantiveram e foi recebida com pesar a notícia de que neste ano (2018) o Cachoeira Doc deixará de acontecer devido a falta de incentivo público para a sua realização, interrompendo o que seria a nona edição do festival". Em face à importância política do Cachoeira Doc e mediante a continuidade do debate que o mesmo proporciona, foi articulada então a Sessão Especial: Retrospectiva Cachoeira Doc, programada pela idealizadora do festival baiano, Amaranta Cesar, com curtas-metragens de realizadoras que foram exibidos em edições anteriores. Agora em 2018, desta vez fazendo parte da programação do II FINCAR, a Vivência em Curadoria da Perspectiva das Mulheres contará com a presença das curadoras Janaína Oliveira, Carol Almeida, Lia Letícia, Amaranta Cesar e todas as curadoras e curadoras assistentes do FINCAR. O cinema feito pelas diretoras Sara Gomez (Cuba) e Paz Encina (Paraguai) será apresentado na oficina Mulheres no cinema latino-americano. A atividade formativa será facilitada pela pesquisadora e cineasta Lílian de Alcântara, graduada em Cinema e Audiovisual, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, e autora dos documentários Putta (2016) e Onde Anoitece (2018). Todas as formações oferecidas pelo II FINCAR são gratuitas mas com inscrições prévias através do e-mail fincar.comunicacao@gmail.com. Serviço: II FINCAR - Festival Internacional de Cinema de Realizadoras Quando: de 14 a 19 de agosto de 2018 Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista) e Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609, Derby) e Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Av. Dr. Pierre Collier, 441, Vila da Fábrica - Camaragibe) Quanto: Cinema São Luiz (R$ 3), Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (R$ 2) e Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (gratuitas). Informações: http://www.fincar.com.br/ PROGRAMAÇÃO CAMARAGIBE CINE TEATRO BIANOR MENDONÇA MONTEIRO Avenida Dr. Pierre Collier, 441 – Vila da Fábrica, Camaragibe – PE, 54759-560 Sexta (17) 9h00 - 11h30 | SESSÃO INFANTIL + debate 14h - 17h30 | SESSÃO INFANTIL + debate 19h | SESSÃO DE CURTAS 01 (maiores de 18 anos) + debate com realizadoras Sábado (18/8) 15h | PROGRAMA ESCOLAR 03 + debate 17h | LONGA: Diários de Classe 19h30 | MÉDIA: Teko Haxy - Ser Imperfeita, de Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro + debate com realizadoras Documentário, Experimental | Colorido | 39′ | 2018 | Brasil Domingo (19) 14h | SESSÃO DE CURTAS 02 + debate com realizadoras 16h30 | MÉDIA: Mulheres Rurais em Movimento, de Prévost Héloïse e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE), + debate com realizadoras Documentário | Colorido | 46′ | 2016 |Brasil 19h30 | LONGA: O Caso do Homem Errado, de Camila de Moraes, + debate com a realizadora Documentário | Colorido, P&B | 77′ | 2017 | Brasil Ascom: Camaragibe
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