"Esses lares são fruto do nosso compromisso com quem mais precisa. Continuamos acolhendo sonhos e mostrando que ninguém está sozinho", disse a gestora municipal.
16 de julho de 2025 às 09:42 - Atualizado às 10:18
Foto: Divulgação/Wesley Silva
Na tarde da terça-feira, 15 de julho, a prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos, entregou as seis casas para as famílias afetadas pela intensa chuva na cidade em 2022, no bairro Tabatinga.
A iniciativa faz parte do projeto “Recomeçar”, lançado em 2022, em parceria com o Governo Federal. Ao todo, contando com a entrega desta terça-feira, a prefeitura concluiu a entrega das dez unidades previstas: seis em Tabatinga e quatro localizadas no distrito de Três Ladeiras.
Para a moradora Andreia da Conceição, a entrega das casas é a realização de um sonho.
“Quando fui contemplada, meu coração foi a mil, pois é o sonho de cada um ter a sua casa própria. Agradeço demais à prefeita Elcione por esta conquista. A casa está linda.”, ressaltou.
Na ocasião, a prefeita Elcione destacou que a construção representa o cuidado e respeito que sua gestão tem com os munícipes.
“Esses lares são fruto do nosso compromisso com quem mais precisa. Continuamos acolhendo sonhos e mostrando que ninguém está sozinho”, frisou a gestora.
Combate a violência
Na segunda-feira (14), a prefeita Elcione assinou a Carta Compromisso “Construindo Planos de Prevenção”, junto ao Governo de Pernambuco e ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). A iniciativa faz parte do programa estadual Juntos pela Segurança e busca apoiar tecnicamente os municípios na criação de estratégias locais de prevenção à violência.
A partir do acordo firmado, o UNODC vai atuar diretamente nos municípios com apoio técnico, realização de oficinas, levantamentos de dados e orientação metodológica para elaboração dos planos municipais de prevenção à violência, sempre com foco na escuta da população e no fortalecimento da atuação local.
A gestora municipal agradeceu a parceria do governo do estado com Igarassu.
“Fico muito feliz por ver Igarassu entre os municípios escolhidos. Isso mostra que estamos no caminho certo, com responsabilidade e compromisso. Vamos construir esse plano a muitas mãos, com escuta, dados e ação, colocando as pessoas no centro das decisões”, afirmou a gestora.
Desde 2023, o município também conta com a secretaria de Defesa Cidadã, representada pelo Professor Ednaldo Júnior. A pasta reúne as ações da Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, Junta Militar e Corregedoria, todas articuladas com o objetivo de garantir mais proteção à população.
"A chegada desse suporte técnico da ONU nos ajuda a planejar melhor e a fortalecer as ações que já estamos realizando em Igarassu. É uma oportunidade de construir, com apoio internacional, um plano que reflita as reais necessidades da nossa cidade”, destacou o secretário de Governo, César Ramos, presente no encontro.
O ato aconteceu na sede da secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) do governo estadual, no Recife. e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause, de representantes da ONU e de prefeitos e prefeitas de outras nove cidades pernambucanas também selecionadas para esta primeira fase do projeto.
3
14:46, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Neste ano, os homenageados são Edson Bezerra, artista da terra, e a professora Ester Guedes, ligada ao Bloco Lírico Verde-linho.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+