Governadora Raquel Lyra. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura.
Nesta sexta-feira, 22 de agosto, foi divulgada a mais recente pesquisa Quaest, que mostrou como os pernambucanos avaliam a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD).
De acordo com a pesquisa, 51% dos entrevistados disseram aprovar a governadora, enquanto 45% afirmaram desaprovar. Outros 4% não souberam responder ou preferiram não opinar.
Esses números indicam uma estabilidade em relação ao último levantamento, realizado em fevereiro deste ano, quando Raquel também tinha 51% de aprovação, contra 44% de desaprovação.
Apesar de manter um índice de aprovação pessoal acima de 50%, a avaliação da gestão mostra um cenário mais equilibrado. Segundo os dados, apenas 32% dos entrevistados consideraram a administração estadual positiva. Já 36% avaliaram o governo como regular e 28% classificaram a gestão de forma negativa.
A pesquisa ouviu 1.104 eleitores em Pernambuco, todos com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 17 de agosto. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.
O governo Lula é desaprovado em seis dos oito Estados analisados pela pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última quarta-feira, 20 de agosto. A avaliação positiva da gestão supera a negativa apenas na Bahia e em Pernambuco.
Já em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, a desaprovação é majoritária. Juntos, esses oito Estados representam 66% do eleitorado brasileiro.
Em São Paulo, 65% desaprovam o governo e 34% aprovam. Em Minas, a desaprovação é de 59% e a aprovação de 40%. No Rio, 62% desaprovam e 37% aprovam. No Paraná, 64% desaprovam e 34% aprovam. No Rio Grande do Sul, 62% desaprovam e 37% aprovam. Já em Goiás, 66% rejeitam o governo e 33% aprovam.
Nos dois Estados nordestinos incluídos no levantamento, os números se invertem. Na Bahia, são 60% os que aprovam a gestão Lula e 39% os que desaprovam. Em Pernambuco, por sua vez, a aprovação é de 62% e a desaprovação é de 37%.
A pesquisa entrevistou 1.104 pessoas por Estado em GO, PR, RS e PE; 1.200 pessoas na Bahia; 1.404 no Rio de Janeiro; 1.482 em Minas; e 1.644 em São Paulo. A margem de erro é de dois pontos porcentuais em São Paulo e de três pontos nos demais Estados, com nível de confiança de 95%.
2
4
15:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+