Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LULA fala com PUTIN e diz que quer comparecer ao DIA DA VITÓRIA da Rússia sobre a Alemanha nazista

A intenção do presidente de comparecer à cerimônia, que comemorará 80 anos em 2025, foi informada pela assessoria do Palácio do Planalto em nota sobre conversa do brasileiro com o russo, por telefone.

Ricardo Lélis

27 de janeiro de 2025 às 16:32   - Atualizado às 16:32

Vladimir Putin e Lula.

Vladimir Putin e Lula. Foto: arte/Portal de Prefeitura

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou ao presidente russo, Vladimir Putin, que quer comparecer à comemoração do Dia da Vitória, em 9 de maio.

Trata-se da data em que os russos celebram o triunfo sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A capitulação do regime de Adolf Hitler marcou o fim do conflito na Europa - mas a guerra continuou no Oceano Pacífico até os Estados Unidos derrotarem o Japão.

A intenção de Lula comparecer à cerimônia, que comemorará 80 anos da vitória sobre o nazismo, foi divulgada nesta segunda-feira, 27 de janeiro, pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto em nota sobre conversa do brasileiro com Putin, por telefone.

"O presidente Lula agradeceu o convite russo para a comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio, e indicou intenção de comparecer. O presidente russo ressaltou que se encontrava hoje em São Petersburgo para a celebração dos 80 anos do fim do cerco a Leningrado. Demonstrou satisfação com perspectiva de receber o presidente brasileiro e fortalecer o relacionamento entre o Brasil e a Rússia", afirma a nota.

O comunicado ainda disse que o petista demonstrou preocupação com os conflitos pelo mundo e reafirmou o compromisso do Brasil com a paz.

Veja Também

"Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado. Os dois mandatários acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema", informou o Palácio do Planalto.

A nota ainda afirma que Putin cumprimentou o Brasil pelo lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e que sugeriu a retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre russos e brasileiros.

Além disso, Putin disse apoiar a presidência brasileira no Brics.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:20, 07 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

TABATA AMARAL registra notícia-crime na Justiça por DEEPFAKE ELEITORAL com poses sensuais
Polêmica

Vídeo: "Conservadorismo é discurso para esconder safadeza", diz Tabata Amaral

Segundo a parlamentar, parte da oposição utiliza a retórica conservadora para proteger políticos corruptos e interesses próprios.

Lula y el presidente iraní Ebrahim Raisi durante una reunión bilateral del BRICS en Johannesburgo (2023)
Declaração

Irã agradece ao Brasil por condenar ataques dos EUA e Israel

Declaração diplomática reforça peso do posicionamento brasileiro, enquanto crise no Oriente Médio eleva riscos estratégicos, econômicos e de segurança para o país.

Pagamentos do Bolsa Família em março seguem calendário baseado no número final do NIS dos beneficiários.
Brasil

Calendário do Bolsa Família de março: veja quando cada beneficiário recebe

Pagamentos do Bolsa Família seguem ordem do final do NIS em março e organizam o repasse para milhões de famílias em todo o país.

mais notícias

+

Newsletter