Para o cometimento da fraude, as criminosas utilizavam dados de pessoas já falecidas, com lastro em documentos falsos, em nome das quais eram pleiteados os benefícios irregulares.
Investigadas por fraudes previdenciárias em Pernambuco causaram prejuízo ao INSS. Foto: Divulgação
Força Tarefa Previdenciária apura a atuação de organização criminosa dedicada à prática de crimes de estelionato previdenciário, principalmente através da obtenção e manutenção fraudulentas de benefícios assistenciais de amparo à pessoa idosa, com forte atuação na região do Agreste pernambucano.
Nesta etapa da investigação, estão sendo cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão no município de Águas Belas/PE, por ordem do Juízo da 31ª Vara da Seção Judiciária Federal de Pernambuco, na residência de duas mulheres, uma de 21 anos e outra de 87 anos, sendo a primeira investigada pelo aliciamento de idosos e falsificação de documentos para a obtenção dos benefícios fraudulentos e a segunda usada como “idosa de aluguel”.
Ambas também possuem envolvimento com a Operação Grife, desencadeada pela Delegacia da Polícia Federal em Caruaru, sendo que a idosa já foi indiciada dezoito vezes pela prática de crimes de estelionato previdenciário e já teria se passado por pelo menos treze titulares distintos de benefícios obtidos mediante fraude.
Para o cometimento da fraude, as criminosas utilizavam dados de pessoas já falecidas, com lastro em documentos falsos, em nome das quais eram pleiteados os benefícios irregulares. Com as condutas apuradas, estima-se que o prejuízo causado ao INSS seja superior a R$ 100 mil, sendo que em novos levantamentos vislumbrou-se a probabilidade de o dano ao órgão previdenciário federal superar tal quantia.
O Inquérito Policial teve início a partir de comunicação da Caixa Econômica Federal da tentativa de saque de quase R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) depositados em conta de pessoa que depois soube-se tratar fictícia. Todo o trabalho foi desenvolvido pela Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários, com apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária.
Erebus é o nome de um personagem da mitologia grega, sendo a personificação da escuridão, característica que é resgatada ao presente caso em que se revelou mais uma fraude contra a Previdência Social, dentre tantas outras, oriundas da mesma localidade.
3
4
11:56, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
mais notícias
+