Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

INSS: Sindicato ligado a irmão de Lula volta a ser alvo de operação da PF

O Sindnapi é investigado em um esquema que realizava descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS

Ricardo Lélis

09 de outubro de 2025 às 10:02   - Atualizado às 10:02

Frei Chico, irmão e Lula, ao lado da bandeira do presidente.

Frei Chico, irmão e Lula, ao lado da bandeira do presidente. Foto: Divulgação

O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), que tem o irmão do presidente Lula (PT), José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, como vice-presidente, é um dos alvos de nova operação da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (9).

O presidente da instituição é esperado para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga descontos ilegais de pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Confira nota do sindicato:

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDNAPI), por meio de seus advogados, manifesta sua surpresa com o cumprimento de mandados de busca e apreensão na manhã de hoje em sua sede em São Paulo, bem como na casa de seu Presidente e alguns Diretores, em operação deflagrada pela Polícia Federal em nova fase da “Operação Sem Desconto”.

Esclareça-se que os advogados não tiveram acesso ao inquérito policial, ao conteúdo das razões da representação policial ou dos fundamentos da decisão que autorizou a deflagração da medida cautelar, mas reitera seu absoluto repúdio e indignação com quaisquer alegações de que foram praticados delitos em sua administração ou que foram realizados descontos indevidos de seus associados.

A exemplo do procedimento adotado nas demais demandas judiciais, o SINDNAPI comprovará a lisura e legalidade de sua atuação, sempre em prol de seus associados, garantindo-lhes a dignidade e respeito que são devidos.

Veja Também

Requerimento

A CPMI do INSS aprovou no dia 4 de setembro, requerimentos que miram o Sindnapi. Um deles, de autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), requer informações sobre pessoas que, mediante procuração, adquiriram poderes para atuar em nome da entidade, do Frei Chico, entre 2015 e 2023.

Integrantes da comissão dizem que esse requerimento pode servir para encontrar digitais do irmão de Lula no esquema fraudulento de descontos associativos de aposentados.

O outro requerimento, também de autoria de Ventura, pede ao INSS a identificação dos números de contas bancárias informadas pelo Sindnapi para o recebimento de recursos do Fundo do Regime Geral da Previdência Social entre 2015 e 2025.

"Há fortes indícios de que, assim como em outras entidades sindicais do mesmo setor, o Sindnapi tenha utilizado acordos de cooperação técnica e convênios com o INSS para operacionalizar filiações em massa e arrecadar valores diretamente das aposentadorias, sem consentimento informado de grande parte dos filiados", justifica a deputada.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:13, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PF e Receita Federal apreendem maconha em refis de vape.
Ação

Operação da PF e Receita Federal prende mulher e apreende maconha líquida em refis de vape

Ela foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas podem chegar até 20 anos de reclusão.

Oruam em foto na prisão.
Alerta

PF é comunicada para prender Oruam se rapper tentar sair do país, revela site

A medida foi adotada diante do risco de fuga depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus concedido ao artista.

Adriana Albuquerque em cerimônia de posse da PF em Pernambuco.
Posse

Polícia Federal: delegada assume nova superintendência de Pernambuco

Adriana Albuquerque assume a função com a missão de implementar as diretrizes estratégicas da PF no estado, com foco no enfrentamento ao crime organizado.

mais notícias

+

Newsletter