Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco amplia esquema vacinal contra gripe incluindo população acima dos 6 meses

A decisão da SES-PE garante que um número maior de pessoas possa se vacinar, criando uma barreira contra o vírus da Influenza.

Eduarda Queiroz

15 de maio de 2025 às 13:38   - Atualizado às 13:39

Governo de Pernambuco amplia esquema vacinal contra gripe incluindo população acima dos 6 meses.

Governo de Pernambuco amplia esquema vacinal contra gripe incluindo população acima dos 6 meses. Foto: Divulgação

Com o aumento da circulação do vírus Influenza nesta época do ano, associado à preocupação das baixas coberturas registradas para o imunobiológico, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) decidiu, nesta quarta-feira, 14 de maio, ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população pernambucana, a partir dos seis meses de idade.

Ao lado do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), a SES-PE convoca a população a se dirigir para as mais de 2.800 salas ativas de vacina distribuídas em todos os 184 municípios pernambucanos, mais o Arquipélago de Fernando de Noronha.

A vacinação, além de proteger a população, diminui os impactos da gripe na sociedade, reduzindo a circulação do vírus em espaços públicos, aliviando a pressão sobre os serviços de saúde, principalmente nesta época de sazonalidade dos vírus respiratórios, que o Estado atravessa, anualmente, entre os meses de março e agosto.

“A expansão da vacina da gripe é essencial e traz muitos benefícios para toda população. A circulação do vírus da Influenza, nesta época do ano, eleva o número de casos da doença e, consequentemente, as hospitalizações. Assim, a baixa adesão à vacinação sobrecarrega o sistema de saúde, com maior demanda por consultas e internações. A nossa estratégia tem o objetivo, a partir da vacinação ampla, de reduzir a circulação do vírus trazendo mais saúde para a nossa população”, afirmou a Secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A SES-PE reforça que a vacina de Influenza, em 2025, passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação - imunização de rotina, nos postos de saúde. A estratégia do Ministério da Saúde (MS), no entanto, atende apenas crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos e mais e gestantes, além de outros grupos prioritários.

Veja Também

A decisão da SES-PE fortalece a ação, garantindo que um número maior de pessoas possa se vacinar, criando uma barreira contra o vírus da gripe.

Em Pernambuco a vacinação contra a gripe foi iniciada há pouco mais de um mês, antes com estimativa populacional 2.330.453 pessoas, contabilizados só os grupos prioritários.

Até o momento, levando em consideração essa parcela preferencial, já foram registradas 679.962 (19,5%) doses aplicadas, sendo: 21,0% Idosos (300.054 doses), 18,2% Crianças (148.545 doses) e 7,4% Gestantes (6.459 doses).

Dia D

No último sábado (10/05), a SES-PE mobilizou o estado em torno do “Dia D de Mobilização contra a Influenza”, uma estratégia do MS para a vacinação em massa . Com atividades em postos de saúde, do Litoral ao Sertão, e participação efetiva dos quadros de saúde dos municípios, foi possível, em apenas um dia, vacinar mais de 100 mil pernambucanos.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:12, 26 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

IML.
Compromisso

Governo Raquel Lyra entrega IML do Recife requalificado e reforça atendimento humanizado

Prédio passou por melhorias estruturais e ganhou climatização, nova recepção e sala para captação de córneas.

Pesquisa da Quaest de segundo turno ao Governo de Pernambuco.
Levantamento

Pesquisa Quaest mostra Raquel Lyra com 47% e João Campos 37% em cenário de segundo turno

O resultado mostra vantagem de 10 pontos da governadora na simulação de uma eventual disputa direta contra o ex-prefeito do Recife.

Pesquisa Guaest TV/ Globo para o Governo de Pernambuco.
Eleições 2026

Quaest: Raquel Lyra tem 44% e João Campos 36% na estimulada do 1º turno; vantagem é de 8%

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-07828/2026.

mais notícias

+

Newsletter