A direção nacional do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a proibir, por meio de uma resolução administrativa, a formação de coligações regionais com legendas de esquerda.
Lula e Bolsonaro em debate nas Eleições 2022 Foto: Reprodução/ TV Bandeirantes
Os partidos que estão no centro da polarização política no Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula, e o Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro, estabeleceram alianças para apoiar os mesmos candidatos em 85 municípios do país.
Esta informação foi compilada pelo g1 e anunciada nesta sexta-feira, 16 de agosto, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
É relevante destacar que há a possibilidade dos partidos solicitarem a troca de candidatos até 16 de setembro, portanto, as informações atuais podem sofrer alterações até essa data.
Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
O PT, que faz parte da Federação Brasil da Esperança junto com o PCdoB e o PV desde 2022, também entrou em aliança com o PL nas referidas 85 cidades.
Dessas 85 candidaturas, o PL apresenta 12 candidatos e o PT apenas três.
O Maranhão é o estado com o maior número de alianças entre PT e PL, totalizando 22 municípios com candidatos apoiados por ambas as siglas.
São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro do governo Bolsonaro, surge como o segundo estado com mais alianças formadas, contabilizando 12 municípios com o apoio conjunto dos dois partidos.
A direção nacional do PL proibiu, por meio de uma resolução administrativa, a formação de coligações regionais com a Federação Brasil da Esperança e a federação PSOL-Rede, bem como com outras agremiações de esquerda.
Por outro lado, o PT, conforme decisão de seu diretório nacional, vetou o apoio somente a candidatos declaradamente bolsonaristas, independentemente de sua filiação partidária.
A exceção a essa regra, de acordo com o PT, aplica-se apenas aos municípios com mais de 100 mil habitantes, onde o veto não será imposto.
A oposição entre o PL de Jair Bolsonaro e o PT de Lula, que domina o cenário nacional, será refletida na maioria das disputas pelas prefeituras das capitais nas eleições de 2024.
Os dois partidos, que detêm as maiores fatias do Fundo Eleitoral de 2024 (R$ 887 milhões para o PL e R$ 620 milhões para o PT), serão adversários em 25 das 26 capitais brasileiras, formando alianças apenas em São Luís.
Os dados constam das atas das convenções partidárias, realizadas até 5 de agosto, onde os partidos definiram suas estratégias para as disputas municipais. Essas convenções são essenciais para formalizar as candidaturas e coligações em cada cidade.
2
04:10, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+