31 de agosto de 2024 às 11:31 - Atualizado às 12:09
PERNAMBUCO: Neoenergia identifica FURTOS de eletricidade em HOTEL e BAR, no Sertão. Foto: Divulgação
A Neoenergia Pernambuco, com a participação da Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (IC), identificou desvios de energia elétrica em dois estabelecimentos, na cidade de Salgueiro, no Sertão do Estado. Os alvos da operação foram o Mustang Hotel e o Vila Espetos. As equipes técnicas da concessionária estiveram nos estabelecimentos e constataram a irregularidade. Foi instaurado inquérito policial para investigar o caso.
A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis. Durante a inspeção, foi confirmado que os locais estavam consumindo energia sem passar pela medição.
Segundo cálculos realizados pelas equipes técnicas da Neoenergia, o volume desviado foi de 146.000 kWh. Este acúmulo poderia energizar mais de 1.200 residências por 30 dias. Todo este montante será cobrado de forma retroativa aos titulares das faturas.
É importante ressaltar que a Neoenergia tem intensificado o trabalho de combate ao furto de energia em Pernambuco. As equipes da concessionária estão atentas ao consumo irregular e atuando com celeridade, principalmente pelo uso de novas tecnologias de identificação. Irregularidades como essa configuram como crime e prejudicam toda a sociedade, independentemente da região, além de impactar diretamente no valor da conta de energia. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação.
A Neoenergia Pernambuco, numa ação conjunta com a Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia Seccional de Jaboatão dos Guararapes, e o Instituto de Criminalística (IC), identificou, pela terceira vez, neste ano de 2024, desvios de energia elétrica em três estabelecimentos de reciclagem de plástico, em Piedade, no Jaboatão dos Guararapes.
As equipes técnicas da concessionária estiveram nos estabelecimentos e constataram a irregularidade. Dois homens foram presos em flagrante delito por furto de energia.
A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis.
Na ocasião, mais de três suspeitos foram detidos pela prática ilegal. Em junho, o volume de energia furtado foi superior a 90.000 kWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 600 casas por 30 dias.
Desta vez, o desvio de energia foi bem maior. Segundo cálculos realizados pelas equipes técnicas da Neoenergia, o volume desviado foi de 122.318 kWh. Este acúmulo poderia energizar cerca de 815 residências por 30 dias.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a distribuidora reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou através do nosso site.
1
2
3
08:48, 13 Out
28
°c
Fonte: OpenWeather
A maioria estava ligado de forma ilegal na rede de distribuição de energia, promovendo riscos de acidentes para a população
Segundo a agência, o motivo do aumento é por conta da seca.
A empresa informou que a partir do dia 21 de outubro, dentro das ações voltadas para o Programa de Prevenção de Acidentes para o Carnaval 2025, terá início um ordenamento intenso na localidade.
mais notícias
+