Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Neoenergia identifica furto de energia em clínicas odontológicas da Pernambuco Sorriso; veja onde

Os locais deixaram de registrar um volume suficiente para abastecer cerca de 800 residências por um mês.

Gabriel Alves

08 de maio de 2025 às 17:51   - Atualizado às 18:55

Policiais averiguando furto, identificado pela Neoenergia.

Policiais averiguando furto, identificado pela Neoenergia. Foto: Divulgação

A Neoenergia Pernambuco identificou fraudes no consumo de energia elétrica em quatro unidades da rede de clínicas odontológicas Pernambuco Sorriso. As irregularidades foram constatadas durante inspeções técnicas em unidades localizadas em Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e Garanhuns. Segundo a distribuidora, os medidores de energia haviam sido manipulados, caracterizando furto de energia.

Com a fraude, as clínicas deixaram de registrar cerca de 95 mil quilowatts-hora (kWh), volume suficiente para abastecer cerca de 800 residências por um mês. Após a descoberta, os equipamentos foram regularizados, e a empresa será cobrada retroativamente pelo consumo indevido.

A concessionária lembra que o furto de energia é crime, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e pode resultar em pena de reclusão de um a oito anos. Além do impacto financeiro, a prática oferece riscos à segurança de funcionários e da população, podendo causar curtos-circuitos, choques elétricos graves e até incêndios.

A Neoenergia reforça que investe continuamente em tecnologias e ferramentas de inteligência para identificar fraudes e manter a segurança no fornecimento. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site da distribuidora.

Um boletim de ocorrência já foi registrado, e a Neoenergia informou que adotará todas as medidas legais contra os responsáveis. Até o momento, a rede Pernambuco Sorriso não comentou o caso.

Veja Também

Neoenergia retira fios irregulares

A Neoenergia Pernambuco retirou mais de 104 toneladas de cabos irregulares de cerca de 26 mil postes da rede elétrica em 2024. A ação também resultou na remoção de 3,3 mil caixas de internet clandestinas, instaladas sem autorização.

Além de melhorar a qualidade do fornecimento de energia, essa medida fortaleceu a segurança da população. Sendo assim, reduzindo riscos de incêndios causados por ligações fora dos padrões exigidos pelo setor elétrico e de telecomunicações.

O volume de equipamentos removidos em 2024 foi o maior já registrado pela distribuidora. Nos anos anteriores, a empresa havia eliminado um total de 140 toneladas de cabos, sendo 70 toneladas em 2022 e a mesma quantidade em 2023. O objetivo para 2025 é ampliar ainda mais esse trabalho.

O gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros, destacou que a meta é dobrar a quantidade de equipamentos retirados e aumentar o número de intervenções. Ele ressaltou que essa ação beneficia diretamente a população, garantindo mais segurança e contribuindo para a redução da poluição visual causada pelo excesso de fios nas ruas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:48, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Conta de luz mais barata ajudou a compensar a alta da gasolina e manteve a inflação de janeiro em nível controlado.
Brasil

Inflação oficial de janeiro fecha em 0,33% e permanece dentro da meta

Redução na conta de luz ajuda a equilibrar o índice do mês e ameniza o impacto da alta da gasolina.

O café.
Saúde

Café pode reduzir o risco de demência? Veja o que diz novo estudo de Harvard

A pesquisa analisou os dados de 130 mil pessoas acompanhadas ao longo de quase 40 anos.

Neoenergia recupera energia em Pernambuco.
Oportunidades

Neoenergia oferece curso gratuito para formar operadores em Pernambuco e outros estados

Curso 100% online capacita profissionais para atuar em centros de operação da Neoenergia, fortalecendo carreiras e o setor elétrico regional.

mais notícias

+

Newsletter