O jovem compartilha vídeos em festas, dirigindo carros importados e consumindo bebidas caras um contraste gritante com a escassez vivida pela maioria da população cubana.
Sandro Castro, neto do ex-líder cubano Fidel Castro Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Sandro Castro, neto do ex-líder cubano Fidel Castro, vem chamando atenção nas redes sociais por exibir um estilo de vida luxuoso enquanto Cuba atravessa uma das piores crises econômicas desde a revolução (assista o vídeo abaixo).
O jovem compartilha vídeos em festas, dirigindo carros importados e consumindo bebidas caras — um contraste gritante com a escassez vivida pela maioria da população cubana.
Com mais de 120 mil seguidores no Instagram, Sandro é visto com frequência em eventos privados, ao volante de um Mercedes-Benz, sempre com o tanque cheio — um privilégio incomum em um país marcado pela falta crônica de combustível.
Enquanto cortes de energia e desabastecimento afetam a rotina dos cubanos, ele publica imagens em cenários sofisticados, rodeado de amigos, música e bebidas da marca Cristal, tradicional na ilha.
Apesar do histórico de discrição sobre os bens da família Castro, a revista Forbes estimou em 2006 que Fidel Castro possuía uma fortuna de US$ 900 milhões, embora a versão oficial fosse a de que recebia apenas US$ 36 por mês. Um ex-segurança chegou a relatar que o ex-líder detinha mansões, jatos particulares e até uma ilha com golfinhos.
Atualmente, Sandro é dono de uma casa noturna em Havana que segue funcionando mesmo durante os frequentes apagões na cidade. Ele declarou que não enfrenta problemas com combustível. “Graças a Deus”, afirmou.
Enquanto isso, centenas de jovens foram presos em Cuba após os protestos de 2021, que cobravam melhores condições de vida e mais liberdade no país. Sandro, no entanto, permanece em liberdade, exibindo uma vida de ostentação nas redes sociais, distante da realidade da maioria dos cubanos.
Um apagão atingiu, em outubro de 2024, toda o território de Cuba, após uma falha na maior usina do país. Segundo o governo, a ilha está em "emergência energética". As atividades das estatais foram suspensas e 10 milhões de pessoas estão no escuro - quase a totalidade da população de 11 milhões de habitantes.
O país enfrenta uma crise energética há pelo menos três meses, com várias províncias registrando apagões de até 20 horas nas últimas semanas. Segundo o diretor-geral de eletricidade do Ministério de Energia e Minas, Lázaro Guerra, o sistema elétrico entrou em colapso total após a central termoelétrica Antonio Guiteras parar de funcionar.
"Parou tudo", disse.
1
2
3
4
16:48, 29 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo o relato do cunhado da mulher, o impacto da explosão foi tão grande que arremessou duas crianças e deixou a casa de três andares em pedaços.
As autoridades informaram que cada suspeito carregava aproximadamente cinco quilos da substância.
O partido também classificou a captura de Maduro como "sequestro" e o presidente Lula defendeu que Maduro seja julgado em seu país e não nos EUA
mais notícias
+