Pernambuco, 25 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Venezuela: sobe para 2.595 número de mortos em terremotos e feridos somam 12 mil

Os tremores, de magnitude 7,2 e 7,5, ocorreram com menos de um minuto de intervalo entre um e outro. Seguiram-se vinte réplicas após os impactos iniciais.

Ricardo Lélis

03 de julho de 2026 às 16:57   - Atualizado às 16:57

Terremoto na Venezuela

Terremoto na Venezuela Foto: Reprodução

Boletim divulgado pela presidente interina da Venezuela, Delcy Rodriguez, na quinta-feira, 2 de junho, informa que há pelo menos 2.595 mortos após os dois terremotos que atingiram a Venezuela no dia 24 de junho.

Os feridos já somam mais de 12 mil pessoas, números também divulgados pela presidente. 

O governo venezuelano não fala sobre a quantidade de desaparecidos, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta semana que a estimativa é de que há mais de 50 mil pessoas não localizadas. O número é próximo ao divulgado por um site que registra os desaparecidos na Venezuela. Segundo informações dessa página, há 54.518 desaparecidos - 16.114 foram encontrados.

Em entrevista coletiva, Delcy Rodriguez afirmou que recebeu telefonemas de 72 chefes de Estado e de governos de vários países e que pediu que enviem equipes de resgate.

“Nosso primeiro objetivo é salvar vidas. Necessitamos de resgatistas”, disse à imprensa.

Veja Também

Terremotos

A Venezuela, principalmente a cidade de La Guaira, foi atingida no início da noite do dia 24 de junho por dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5. Os tremores ocorreram com menos de um minuto de intervalo entre um e outro. Seguiram-se vinte réplicas após os impactos iniciais.

O estado de La Guaira, que fica a menos de uma hora de distância da capital Caracas, foi o mais atingido. Prédios, casas e outras edificações foram destruídas.

Países como Estados Unidos, China, Brasil, México, Reino Unido, entre outros, enviaram equipes de resgate, equipamentos, remédios e alimentos para a Venezuela.

Agência Brasil

Miss Venezuela

A miss venezuelana Skarlent Rodríguez, de 23 anos, e seu namorado, José Castro, foram encontrados mortos sob os escombros do prédio onde moravam em Catia La Mar, na região de La Guaira, após os fortes terremotos que atingiram o país na última quarta-feira (24).

A confirmação da tragédia veio a público na segunda-feira (29), quando os familiares lançaram uma campanha de arrecadação na plataforma GoFundMe para custear as buscas e as despesas fúnebres.

Após dias de trabalhos intensos das equipes de resgate na estrutura que desabou, o casal foi localizado sem vida. Em um forte relato na internet, os parentes agradeceram o apoio na procura e destacaram que os dois foram achados "um ao lado do outro, juntos até o fim".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:37, 25 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A imagem é apenas ilustrativa e não corresponde com exatidão o fenômeno.
Fenômeno

Derretimento de geleiras na Groenlândia e Antártida libera 12,5 trilhões de toneladas de gelo desde 1979

Segundo um estudo publicado no periódico Scientific Data, cinco sextos desse derretimento não provêm do ar mais quente, mas sim das águas mais quentes que corroem as calotas polares por baixo.

Lula em discurso na ONU
Posição

Lula durante discurso na ONU: "O Brasil não cabe no quintal de ninguém", declarou o presidente

O chefe do executivo em seu pronunciamento voltou a defender a soberania dos países, citando especificamente os cenários da América Latina e do Brasil.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
Assembleia

Guterres, secretário-geral da ONU, alerta para guerras e riscos da IA: "O perigo é a tecnologia sem responsabilidade"

Ao abordar especificamente conflitos e guerras no Oriente Médio, na Ucrânia, no Sudão e em Mianmar, ele avaliou que o cenário demonstra o que acontece quando o poder sai do controle.

mais notícias

+

Newsletter