Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Venezuela: espião da CIA infiltrado no governo Maduro ajudou na prisão do ditador, diz jornal

Segundo a publicação, a agência de inteligência americana utilizou drones camuflados para monitorar a localização do líder venezuelano.

Ricardo Lélis

03 de janeiro de 2026 às 20:18   - Atualizado às 20:18

Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Um agente da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, infiltrado no governo venezuelano, teria sido fundamental para localizar o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano The New York Times.

Segundo a publicação, a CIA utilizou drones camuflados para monitorar a localização do líder venezuelano. Um informante teria acompanhado os deslocamentos de Maduro dias antes da operação que resultou em sua captura.

De acordo com o The New York Times, a agência de inteligência mantinha, desde agosto, um grupo de agentes atuando de forma clandestina em território venezuelano.

Esses agentes eram responsáveis por coletar dados sobre a rotina e os deslocamentos do presidente, repassando informações estratégicas para a operação.

O jornal afirma ainda que não está claro como a CIA recrutou o informante dentro da Venezuela. No entanto, ex-funcionários da agência relataram que teria recebido uma recompensa de R$ 50 milhões em troca de informações que levassem à captura de Maduro.

Veja Também

A operação, segundo o New York Times, envolveu “meses de planejamento meticuloso”. Um funcionário do alto escalão do governo dos Estados Unidos afirmou ao jornal que a CIA tinha Maduro “grampeado” desde o início do planejamento da ação.

Prisão de Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a captura de Nicolás Maduro ocorreu em apenas 47 segundos. Segundo ele, a ação foi realizada mesmo diante da presença de forças de oposição e do risco de retaliação.

O presidente norte-americano ressaltou que, apesar da rapidez, a operação envolveu elevado grau de complexidade.

“Foram necessários 47 segundos, mas foi muito difícil. Ele chegou até a porta, mas não conseguiu fechá-la”, afirmou Trump ao comentar o momento da captura de Maduro.

Ainda segundo o republicano, ele acompanhou a ação de perto e as tropas enfrentaram resistência durante o avanço.

“Passamos pela oposição, por forças de retaliação. Havia muitos adversários”, declarou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:08, 05 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Polícia apreende último adolescente suspeito de participar de estupro coletivo em São Paulo
Detido

Polícia apreende último adolescente suspeito de participar de estupro coletivo em São Paulo

Além dele, um adulto foi preso e outros três adolescentes foram apreendidos na semana passada, após os policiais terem acesso a vídeos que mostram o crime.

Crocodilo de meia tonelada é suspeito de devorar ao menos sete pessoas
Fera

Crocodilo de meia tonelada é suspeito de devorar ao menos sete pessoas

O que mais chocou os investigadores foram os seis pares de sapatos encontrados no aparelho digestivo do répitl.

Presidente da Venezuela, Brasil e Cuba.
Economia

Venezuela e Cuba acumulam dívidas com o Brasil e valores chegam a US$ 1,9bilhão

O Ministério da Fazenda informou que não há previsão para a regularização dos pagamentos. Segundo a pasta, o governo segue cobrando os valores por meio de negociações bilaterais e articulação em fóruns internacionais

mais notícias

+

Newsletter