Inicialmente, o grupo era formado por quatro homens, com idades entre 18 e 57 anos, e um instrutor local, que os acompanhava quando se separaram por causa da correnteza.
Turistas russos morrem durante mergulho; um dos corpos foi encontrado nas mandíbulas de um tubarão Foto: Divulgação
Dois turistas russos morreram arrastados pela correnteza do mar enquanto faziam um mergulho. Segundo a Guarda Costeira informou na última sexta-feira, 28 de fevereiro, oficiais encontraram um dos homens sendo atacado por tubarões enquanto o outro acabou morrendo afogado. O caso aconteceu ao Sul de Manila, nas Filipinas.
Inicialmente, o grupo de mergulhadores contava com quatro homens, com idades entre 18 e 57 anos. Um instrutor local acompanhava os turistas quando se separaram por causa da correnteza. Dois deles retornaram ao barco, enquanto os outros dois sumiram no mar.
As equipes de resgate encontraram os corpos horas depois. Maksim Melekhov, de 39 anos, estava inconsciente e morreu no hospital de Batangas. Ilia Peregudin, de 29 anos, foi localizado nas mandíbulas de um tubarão, com um braço arrancado.
Ainda não se sabe se Ilia já estava sem vida antes do ataque. “Os tubarões circulavam ao redor dele, e sua equipe conseguiu puxá-lo para longe”, disse o oficial da Guarda Costeira Lapitan à Associated Press.
As autoridades abriram uma investigação para esclarecer o acidente. Também planejam discutir medidas de segurança para evitar novas tragédias nos pontos de mergulho da Ilha Verde e arredores.
Em novembro de 2024, um tubarão atacou uma turista de 46 anos enquanto ela nadava na Praia do Porto, em Fernando de Noronha. O incidente ocorreu perto do Porto de Santo Antônio, uma área conhecida pela presença de tubarões-lixa. Apesar do susto, a mulher recebeu atendimento no Hospital São Lucas, foi liberada e passa bem.
A Administração da Ilha informou que a turista nadava sem snorkel quando sentiu a mordida na região superior e lateral do fêmur. Ela acredita que, acidentalmente, tocou ou bateu em um tubarão próximo à embarcação onde nadava. Após pedir ajuda, ela foi levada de barco até o cais e encaminhada ao hospital.
O laudo médico descreveu o ferimento como uma lesão de cerca de 10 centímetros, com cortes em formato de arcada dentária e múltiplas perfurações. A mordida na parte superior do fêmur foi superficial, mas a lesão inferior atingiu o tecido subcutâneo, exigindo cuidados médicos no local.
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) analisou o caso com base no laudo e nas imagens do ferimento. Eles confirmaram que o responsável era um jovem tubarão-lixa. Embora não seja considerado agressivo, o comitê explicou que esse tubarão pode ferir ao se defender.
O Cemit também emitiu um alerta para os turistas sobre a interação com a fauna marinha. “Esses animais são silvestres e, embora não ataquem humanos normalmente, podem reagir se se sentirem ameaçados”, alertaram, recomendando que os visitantes evitem se aproximar intencionalmente dos tubarões.
3
4
10:35, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+