Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump fala sobre possibilidade dos EUA atacarem o Irã: "Pode ser que sim, pode ser que não"

O presidente americano afirmou que o governo iraniano tentou iniciar conversas com a Casa Branca, mas que "a paciência acabou".

Ricardo Lélis

18 de junho de 2025 às 14:32   - Atualizado às 14:32

Presidente dos EUA, Donald Trump.

Presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Reprodução/Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 18 de junho, que "não pode dizer" se o país atacará o Irã, em meio às tensões crescentes no Oriente Médio.

A declaração ocorre um dia após ele levantar a possibilidade de os EUA entrarem no conflito ao lado de Israel.

Durante entrevista, ao ser questionado diretamente sobre a possibilidade de uma ofensiva norte-americana contra o Irã, Trump respondeu:

"Não posso dizer ainda. Vocês nem sabem se eu vou fazer isso. Vocês não sabem. Eu posso fazer, eu posso não fazer. Quer dizer, ninguém sabe o que eu vou fazer", afirmou

Trump também afirmou que o governo iraniano tentou iniciar conversas com a Casa Branca.

Veja Também

“Eu disse que é tarde demais. O Irã deveria ter negociado antes. A paciência acabou”, declarou.

Irã ameaça bases dos EUA

O Irã está mobilizando mísseis e equipamentos de guerra para responder a uma eventual participação dos Estados Unidos na campanha militar de Israel contra instalações nucleares e alvos civis iranianos. A informação foi divulgada por autoridades americanas ao jornal The New York Times.

Segundo documentos de inteligência analisados por oficiais dos EUA, Teerã já elaborou planos de retaliação caso Washington se una a Tel Aviv em uma ofensiva coordenada.

As respostas incluiriam ataques a bases americanas no Oriente Médio, com foco especial na base nuclear de Fordo, localizada sob uma montanha e considerada estratégica para o programa atômico do país persa.

Como parte dos preparativos, os Estados Unidos deslocaram cerca de 30 aeronaves de reabastecimento para a Europa.

Esses aviões podem ampliar o alcance dos bombardeiros B-2, que estariam aptos a lançar a bomba penetradora “Massive Ordnance Penetrator”, projetada para destruir estruturas subterrâneas como a de Fordo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:08, 25 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Urna Eletrônica.
Pleito

Eleições 2026: brasileiros na Nova Zelândia são os primeiros a votar no segundo turno

A votação no exterior respeita o horário local, com as seções abertas às 8 horas e encerradas às 17 horas.

Rebeca Andrade tricampeã mundial.
Vitória

Rebeca Andrade conquista ouro no salto e torna tricampeã do Mundial de Ginástica

A conquista também colocou a atleta entre as dez maiores medalhistas da história dos Mundiais em provas individuais.

Papa Leão XIV.
Tratamento

Papa Leão XIV deverá fazer imunoterapia por pelo menos três anos após cirurgia no pulmão

Segundo apuração de correspondente da GloboNews no Vaticano, tratamento busca prevenir a volta do câncer. O pontífice cancelou viagem a Assis.

mais notícias

+

Newsletter