Incorporado à frota americana em 2017, o navio tem capacidade para abrigar até 90 aeronaves, entre caças e helicópteros, e possui uma pista de pouso e decolagem de última geração.
Governo Trump envia maior porta-aviões do mundo ao Caribe. Fotos: Flickr e Alyssa Joy/Marinha dos Estados Unidos
O Pentágono anunciou, nesta sexta-feira, 24 de outubro, o envio do porta-aviões USS Gerald Ford, o maior do mundo, para o Mar do Caribe, em meio à crescente tensão com a Venezuela após ataques militares a embarcações suspeitas de transportar drogas.
Segundo comunicado oficial, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, determinou o deslocamento do porta-aviões e de seu grupo de ataque para a área de responsabilidade do Comando Sul dos EUA, “em apoio à diretriz do presidente de desmantelar as organizações criminosas transnacionais”, informou o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell.
O grupo de ataque inclui embarcações e aeronaves de guerra, veículos de monitoramento e unidades de suporte, reforçando a já significativa presença militar norte-americana na região, que conta com navios de guerra, caças, helicópteros de operações especiais e aviões bombardeiros.
O USS Gerald Ford é descrito pela Marinha americana como o porta-aviões mais moderno e tecnologicamente avançado do país. Incorporado à frota em 2017, o navio tem capacidade para abrigar até 90 aeronaves, entre caças e helicópteros, e possui uma pista de pouso e decolagem de última geração.
De acordo com registros de monitoramento marítimo, o Gerald Ford foi visto pela última vez na costa da Croácia na última terça-feira (21).
Em 1º de outubro, o grupo de ataque estava no Estreito de Gibraltar, e no fim de setembro, participou de exercícios militares na costa da Noruega. Por isso, o Pentágono estima que o porta-aviões deve levar alguns dias para chegar ao Mar do Caribe.
A presença recente de helicópteros militares dos Estados Unidos no Caribe chamou atenção de analistas e da imprensa internacional.
As aeronaves pertencem ao 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais, mais conhecido como “Night Stalkers”, unidade de elite do Exército Estadunidense especializada em missões secretas e de alta complexidade.
O grupo ficou famoso em 2011, quando participou da ação que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden, no Paquistão.
3
4
13:27, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
mais notícias
+