"Safari humano": grupo é investigado por supostamente pagar militares para atirar em civis Foto: Freepik
Um grupo de italianos está sendo investigado por supostamente pagar membros do exército sérvio-bósnio para assassinar civis durante o cerco a Sarajevo, na Guerra Civil da Iugoslávia.
A prática, conhecida como “turismo de atiradores de elite”, levanta suspeitas de que estrangeiros tenham sido levados às colinas da capital da Bósnia para atirar contra a população entre 1992 e 1996.
“Havia um tráfego de turistas de guerra que iam até lá para matar pessoas”, afirmou o escritor e autor da denúncia, Ezio Gavazzeni, que diz possuir provas consistentes dos crimes cometidos nesse período.
“Algumas fontes falam de americanos, canadenses e russos, mas também de italianos, que estavam dispostos a pagar para brincar de guerra”, disse Gavazzeni em entrevista à imprensa italiana.
A investigação é conduzida pelo Ministério Público de Milão, que busca identificar os envolvidos, acusados de homicídio agravado por crueldade e motivos abjetos.
Segundo o inquérito, os turistas pagavam valores que variavam entre 80 e 100 mil euros, o equivalente a R$ 490 mil e R$ 610 mil, às milícias locais para atirar em civis. De acordo com o autor da denúncia, os preços por cada “alvo” eram tabelados.
Gavazzeni ainda aponta que os atiradores não tinham motivação política ou religiosa, mas eram apenas pessoas ricas em busca de “satisfação pessoal”.
“Não houve motivações políticas ou religiosas. Eram pessoas ricas que foram lá por diversão e satisfação pessoal. Estamos falando de pessoas que amam armas e que talvez frequentem campos de tiro ou façam safáris na África”, completou o escritor.
O cerco de Sarajevo foi um dos episódios mais marcantes e violentos da Guerra da Bósnia. Estima-se que cerca de 11,5 mil pessoas morreram e 60 mil ficaram feridas durante o conflito. Na época, eram frequentes os registros de ataques de franco-atiradores contra civis que tentavam sobreviver na cidade sitiada.
2
18:54, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
mais notícias
+