Presidente de Camarões é reeleito aos 92 anos pela 8ª vez Foto: Reprodução / Redes Sociais
Paul Biya, presidente de Camarões, venceu as disputas eleitorais pela oitava vez, aos 92 anos. O anúncio do não tão novo presidente foi confirmado na segunda-feira, 27 de outubro, pelo Conselho Constitucional Camaronês. De acordo com o resultado oficial, Paul recebeu 53,66% dos votos, enquanto seu principal adversário, Issa Tchiroma Bakary, anotou 35,19%. Com mais uma reeleição, Paul poderá permanecer no poder por mais sete anos, terminando quase aos 100 anos de idade.
Seu principal adversário relatou que durante o período eleitoral chegou a ouvir disparos de armas próximo a sua casa. Vale destacar que no dia seguinte à eleição de 12 de outubro, seus apoiadores entraram em confronto com as forças de segurança em diferentes cidades no país após as primeiras parciais indicarem mais uma vitória de Biya.
O atual presidente, Paul Biya, está no poder desde 1982, quando assumiu o cargo após o então presidente Ahmadou Ahidjo renunciar. Vale destacar que na história, Camarões teve apenas dois presidente, sendo Biya o segundo.
Ao longo de sua trajetória, manteve um controle político firme, incluindo a retirada dos limites de mandatos presidenciais em 2008, e conquistou vitórias em eleições anteriores com ampla vantagem.
Nos últimos dias, a tensão nas ruas aumentou significativamente. Confrontos entre manifestantes e forças de segurança deixaram quatro mortos em Duala no domingo (26). Protestos também foram registrados na capital, Yaoundé, e em outras cidades como Bafoussam e Douala, importantes centros populacionais do país.
Paul Biya (Camarões): 50 anos e 119 dias (desde 1975)
Fidel Castro (Cuba): 49 anos e 8 dias (1959-2008)
Khalifa bin Salman al-Khalifa (Bahrein): 48 anos e 331 dias (1971-2020)
Chiang Kai-shek (Taiwan): 46 anos e 177 dias (1928-1975)
Teodoro Obiang (Guiné Equatorial): 45 anos, 2 meses e 23 dias (desde …)
2
3
4
03:31, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+