Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pré-candidato à Presidência do Peru é alvo de ataque a tiros

Imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram que a caminhonete de Belaúnde foi atingida por três disparos na cabine do motorista.

Fernanda Diniz

02 de dezembro de 2025 às 18:17   - Atualizado às 18:45

Pré-candidato peruano Rafael Belaúnde.

Pré-candidato peruano Rafael Belaúnde. Foto: Reprodução/X

O pré-candidato à presidência do Peru, Rafael Belaúnde Llosa, foi alvo de um ataque a tiros contra seu veículo nesta terça-feira, 2 de dezembro. Belaúnde saiu ileso, segundo informou a emissora local RPP.

Imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram que a caminhonete de Belaúnde foi atingida por três disparos na cabine do motorista.

De acordo com o ex-primeiro-ministro Pedro Cateriano, do mesmo partido de Belaúnde, o político estava visitando um empreendimento como parte de suas atividades empresariais no momento do ataque.

Belaúnde tem registrado baixa intenção de voto nas pesquisas mais recentes entre os pré-candidatos à presidência, ele é neto do ex-presidente peruano Fernando Belaúnde.

Candidato da Colômbia sofre atentado

O senador e pré-candidato a presidente da Colômbia Miguel Uribe Turbay de 39 anos, foi hospitalizado em "estado crítico" após ter sido vítima de um atentado no mês de junho. Uribe foi baleado na cabeça por volta das 19h30 (de Brasília) em um evento de campanha realizado em Bogotá, de acordo com a mídia local.

Veja Também

Um suspeito de ser autor dos disparos, um adolescente de 15 anos, foi apreendido no local do ataque com uma arma de fogo. O jovem não teria agido sozinho, segundo o governo colombiano, que ofereceu uma recompensa de mais de US$ 70 mil por informações que levem à identificação e captura de todos os responsáveis.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O político passou por um "procedimento neurocirúrgico e vascular periférico" na Fundação Santa Fé. A cirurgia foi "bem-sucedida", informou o prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, à imprensa

Segundo os paramédicos que o atenderam, ele foi baleado três vezes, duas vezes na cabeça e uma no joelho.

"Miguel está lutando por sua vida", escreveu sua esposa, María Claudia Tarazona, na conta do senador no X, pedindo aos colombianos que se unissem em oração.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, divulgou uma nota nas redes sociais na qual presta solidariedade à família do senador.

"A Colômbia acolhe o mundo e não tira a vida daqueles que vêm de todos os cantos do planeta. Minha solidariedade à família Uribe e à família Turbay", escreveu ele.

"Não sei como aliviar essa dor. É a dor de uma mãe e de uma pátria perdidas", disse em alusão à violência que marcou a família do senador, que teve a mãe assassinada nos anos 1990 durante a ascensão do narcotráfico no país.

Pouco antes, o governo da Colômbia havia divulgado nota descrevendo o atentado como um ato de violência "não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política (no país)".

Petro cancelou sua viagem à França, programada para sábado à noite, com vários ministros, "devido à gravidade dos eventos".

Os Estados Unidos condenaram o ataque. O Secretário de Estado do país, Marco Rubio, atribuiu o episódio à "violenta retórica esquerdista" e pediu a Petro que "moderasse seu discurso incendiário".

Miguel Uribe é advogado e membro do partido de oposição Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe. Apesar do sobrenome em comum, eles não têm parentesco.

O senador é filho de Diana Turbay, jornalista sequestrada e morta pelo Cartel de Medellín em 1991. A Colômbia atualmente é presidida por Gustavo Petro, à esquerda no espectro político. A eleição está marcada para maio de 2026.

Estadão Conteúdo

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:19, 26 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 18 anos é enforcada após protestar contra o Irã: "Eu não me importo, apenas me mate"
Mundo

Jovem de 18 anos é enforcada após protestar contra o Irã: "Eu não me importo, apenas me mate"

Durante seu julgamento, Melika Azizi afirmou que não se calaria ao ver jovens como ela sangrarem, e garantiu que preferia a morte. 

Morre em São Paulo o ator Gerson Brenner
LUTO

Morre em São Paulo o ator Gerson Brenner aos 66 anos

Artista marcou gerações na televisão brasileira e ficou conhecido por papéis de destaque em novelas dos anos 1990

Música virou hit nas redes sociais.
Curiosidade

Música da Seleção Francesa para Copa do Mundo, Imbattables é feita totalmente por I.A.

Música, que virou "hino" da Seleção Francesa para o Mundial, explodiu nas redes sociais e vem ganhando milhares de visualizações.

mais notícias

+

Newsletter