Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PAPA FRANCISCO critica plano de DEPORTAÇÃO de imigrantes proposto por TRUMP: "uma vergonha"

Esse tema tem sido uma das principais bandeiras deste pontificado que frequentemente insiste na importância de acolher e integrar essas pessoas às sociedades.

Ricardo Lélis

20 de janeiro de 2025 às 19:57   - Atualizado às 19:57

Papa Francisco e Donald Trump

Papa Francisco e Donald Trump Fotos: Arquivo/ Vatican News e Alan Santos /PR

O Papa Francisco classificou como “uma vergonha” o plano do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de deportar imigrantes ilegais por meio de ordens executivas.

A declaração foi dada durante uma entrevista ao programa de televisão italiano Che Tempo Che Fa, no domingo (19).

“Se for verdade, será uma vergonha, porque faz os pobres coitados que não têm nada pagarem a conta não paga. Não vai dar certo. Não é assim que se resolve as coisas”, afirmou o pontífice ao ser questionado sobre a proposta do governo Trump.

A defesa dos imigrantes tem sido uma das principais bandeiras do pontificado de Francisco, que frequentemente insiste na importância de acolher e integrar essas pessoas às sociedades.

Essa não é a primeira vez que o Papa critica Trump por suas posições sobre imigração. Durante a eleição de 2016, Francisco sugeriu que o então candidato “não era cristão” devido às suas visões anti-imigração.

Veja Também

Como parte de sua abordagem crítica à nova administração norte-americana, o pontífice nomeou o cardeal Robert McElroy como próximo arcebispo de Washington.

McElroy, alinhado com a visão do Papa, afirmou que as deportações em massa de imigrantes são “incompatíveis com a doutrina católica”.

A fala de Francisco reforça sua posição em defesa dos direitos dos imigrantes, um tema que tem marcado sua liderança à frente da Igreja Católica e colocado o Vaticano em oposição a políticas restritivas contra os mais vulneráveis.

Papa celebra cessar-fogo em Gaza

O papa Francisco comemorou a interrupção dos combates na Faixa de Gaza, no domingo, 19 de janeiro, após o acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas entrar em vigor, interrompendo uma guerra de 15 meses que levou devastação e mudanças políticas profundas ao Oriente Médio.

Após a oração semanal do Angelus, Francisco também pediu às pessoas reunidas na Praça de São Pedro que rezassem pela reconciliação e esperava pela libertação de todos os reféns que o Hamas ainda mantém em Gaza em troca da libertação de centenas de palestinos detidos em prisões israelenses.

“Foi anunciado recentemente que o cessar-fogo em Gaza entrará em vigor hoje. Expresso minha gratidão a todos os mediadores. É um bom trabalho mediar, para que a paz seja alcançada”, expressou o pontífice.

O pontífice continuou suas palavras de agradecimentos aos mediadores das negociações de pacificação. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:37, 27 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Noelia Castillo, espanhola de 25 anos.
Decisão

Mulher de 25 anos morre por eutanásia após ser vítima de estupro coletivo; conheça o caso

A história ganhou repercussão pública, impulsionado pela idade da jovem, pela disputa judicial travada por sua família para impedir o procedimento

Trump e nadadora trans
Geopolítico

Influência de Trump: COI exclui atletas trans de Los Angeles 2028 e impõe exame genético

Alinhado à ordem executiva da Casa Branca, Comitê Olímpico restringe categoria feminina a mulheres biológicas e adota critério do gene SRY.

Participação de trans em esportes femininos
Los Angeles @028

COI veta participação de atletas transgênero nas Olimpíadas e adota exame genético único

Nova política de elegibilidade limita categoria feminina a mulheres biológicas e restringe participação de atletas com DSD, como Caster Semenya.

mais notícias

+

Newsletter