Esse tema tem sido uma das principais bandeiras deste pontificado que frequentemente insiste na importância de acolher e integrar essas pessoas às sociedades.
Papa Francisco e Donald Trump Fotos: Arquivo/ Vatican News e Alan Santos /PR
O Papa Francisco classificou como “uma vergonha” o plano do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de deportar imigrantes ilegais por meio de ordens executivas.
A declaração foi dada durante uma entrevista ao programa de televisão italiano Che Tempo Che Fa, no domingo (19).
“Se for verdade, será uma vergonha, porque faz os pobres coitados que não têm nada pagarem a conta não paga. Não vai dar certo. Não é assim que se resolve as coisas”, afirmou o pontífice ao ser questionado sobre a proposta do governo Trump.
A defesa dos imigrantes tem sido uma das principais bandeiras do pontificado de Francisco, que frequentemente insiste na importância de acolher e integrar essas pessoas às sociedades.
Essa não é a primeira vez que o Papa critica Trump por suas posições sobre imigração. Durante a eleição de 2016, Francisco sugeriu que o então candidato “não era cristão” devido às suas visões anti-imigração.
Como parte de sua abordagem crítica à nova administração norte-americana, o pontífice nomeou o cardeal Robert McElroy como próximo arcebispo de Washington.
McElroy, alinhado com a visão do Papa, afirmou que as deportações em massa de imigrantes são “incompatíveis com a doutrina católica”.
A fala de Francisco reforça sua posição em defesa dos direitos dos imigrantes, um tema que tem marcado sua liderança à frente da Igreja Católica e colocado o Vaticano em oposição a políticas restritivas contra os mais vulneráveis.
O papa Francisco comemorou a interrupção dos combates na Faixa de Gaza, no domingo, 19 de janeiro, após o acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas entrar em vigor, interrompendo uma guerra de 15 meses que levou devastação e mudanças políticas profundas ao Oriente Médio.
Após a oração semanal do Angelus, Francisco também pediu às pessoas reunidas na Praça de São Pedro que rezassem pela reconciliação e esperava pela libertação de todos os reféns que o Hamas ainda mantém em Gaza em troca da libertação de centenas de palestinos detidos em prisões israelenses.
“Foi anunciado recentemente que o cessar-fogo em Gaza entrará em vigor hoje. Expresso minha gratidão a todos os mediadores. É um bom trabalho mediar, para que a paz seja alcançada”, expressou o pontífice.
O pontífice continuou suas palavras de agradecimentos aos mediadores das negociações de pacificação.
3
17:49, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
mais notícias
+