Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Padre é EXCOMUNGADO após chamar o PAPA de 'USURPADOR' e negar seu papado

03 de janeiro de 2024 às 13:54

O padre Ramon Guidetti, pároco de San Ranieri, em Guasticce, na Itália, foi excomungado de sua posição nessa segunda-feira, 1º de janeiro, dias após ele criticar o papa Francisco. A decisão foi informada pelo bispo dom Simone Giusti, responsável pela Diocese de Livorno.

O sacerdote chamou o líder máximo da Igreja Católica de "um usurpador", durante a missa do dia 31 de dezembro, em que foi lembrada a morte do papa emérito Bento XVI, falecido em 2022. Ele disse ainda que Francisco "não é o papa".

A excomunhão foi assinada no dia seguinte ao ocorrido, sob a justificativa de que o padre “cometeu publicamente um ato de natureza cismática, recusando a submissão ao sumo pontífice e a comunhão com os membros da Igreja”.

Com a deliberação, Guidetti fica suspenso por "divinis" [afastado das coisas sagradas] e foi destituído do cargo de pároco da paróquia de San Ranieri em Guasticce.

Em nota, a Igreja Católica orientou os sacerdotes e fiéis a não participarem de nenhuma das celebrações ou práticas de culto lideradas pelo padre excomungado. Quem desobedecer a ordem também será excomungado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:00, 07 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

George Russel
Fórmula 1

Mercedes domina em Melbourne e Russell garante a primeira pole position de 2026 na Austrália

Dobradinha da equipe alemã marca o início da nova era da Fórmula 1 enquanto Verstappen larga do fundo do grid.

Pastores oraram por Donald Trump em meio a guerra contra o Irã.
Salão Oval

Pastores oram por Trump na Casa Branca em meio à guerra contra o Irã

Líderes evangélicos intercedem pelo presidente dos EUA e pelas tropas americanas durante escalada militar no Oriente Médio.

Lula y el presidente iraní Ebrahim Raisi durante una reunión bilateral del BRICS en Johannesburgo (2023)
Declaração

Irã agradece ao Brasil por condenar ataques dos EUA e Israel

Declaração diplomática reforça peso do posicionamento brasileiro, enquanto crise no Oriente Médio eleva riscos estratégicos, econômicos e de segurança para o país.

mais notícias

+

Newsletter