06 de novembro de 2024 às 08:53 - Atualizado às 09:21
Donald Trump. Foto: Reprodução.
Líderes internacionais congratularam Donald Trump como presidente eleito dos EUA através de mensagens no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 6 de novembro.
O presidente Lula manifestou as felicitações há pouco. Veja o que disse o petista:
"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo."
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacou que "a Itália e os EUA são nações irmãs, unidas por uma aliança inabalável, valores comuns e amizade histórica. É um vinculo estratégico, que estou segura que nos iremos fortalecer ainda mais".
Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também expressou felicitações a Donald Trump. "Parabéns presidente eleito Trump na sua histórica eleição vitoriosa".
Ele também apontou que "como os aliados mais próximos, ficamos ombro a ombro em defesa dos nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e cooperação".
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, deu os parabéns a Donald Trump "pela sua impressionante vitória". Ele destacou que lembra a reunião que teve com o republicano em setembro, quando trataram em detalhes da parceria estratégica entre seu país e os EUA e "formas para colocar um fim na agressão da Rússia à Ucrânia".
Ele apontou que aprecia o compromisso de Trump de defender a "paz através da força" em temas globais. "Este é exatamente o principio que pode praticamente tornar mais próxima a paz à Ucrânia", escreveu.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou congratulações "ao meu amigo" Donald Trump pela sua vitória e almeja "renovar nossa colaboração para fortalecer ainda mais" a parceria estratégica entre o seu país e os EUA. "Juntos, vamos trabalhar para o benefício do nossos povos e promover a paz global, estabilidade e prosperidade", disse.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Mark Rutte, expressou que a liderança de Trump "novamente será fundamental para manter nossa aliança forte" e ressaltou que tem o objetivo de trabalhar com ele na OTAN para "avançar a paz através da força".
Por outro lado, o presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou no X que conversou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e destacou que "iremos trabalhar por uma Europa mais unida, forte e soberana neste novo contexto. Ao cooperar com os Estados Unidos da América e defendendo nossos interesses e valores"
Estadão Conteúdo
1
2
3
4
15:20, 15 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
Ao que tudo indica, uma atualização médica será feita amanhã à noite, mas é provável que os boletins se tornem menos frequentes com o tempo.
O grupo não especificou imediatamente quando as libertações acontecerão nem o que espera receber em troca.
Segundo o presidente do país, o objetivo é utilizar as áreas para produção de alimentos que atendam à população local.
mais notícias
+