Pernambuco, 18 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Líder do Hezbollah é morto em ataque em Beirute, anuncia Israel

Hassan Nasrallah se torna o mais recente, e de longe o mais poderoso, alvo a ser morto pelo país israelense em semanas de lutas intensificadas contra o grupo.

28 de setembro de 2024 às 11:31   - Atualizado às 12:04

Líder do Hezbollah é morto em ataque em Beirute

Líder do Hezbollah é morto em ataque em Beirute Foto: Reprodução/TV Globo

Israel anunciou neste sábado, 28 de setembro, que matou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, dando seu golpe mais significativo contra a milícia xiita após meses de conflito. O grupo confirmou também.

Nasrallah se torna o mais recente, e de longe o mais poderoso, alvo a ser morto por Israel em semanas de lutas intensificadas contra o Hezbollah. O exército disse que vários comandantes do Hezbollah foram mortos junto com Nasrallah em um poderoso ataque aéreo na sexta-feira (27). Ali Karki, o comandante da Frente Sul do Hezbollah, também estaria entre os mortos de acordo com os militares israelenses.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O Chefe do Estado-Maior de Israel, Tenente-General Herzi Halevi, afirmou disse o ataque contra a liderança do Hezbollah foi o resultado de um longo período de preparação. O ataque aéreo foi realizado enquanto a liderança do grupo se reunia em sua sede em Dahiyeh, ao sul de Beirute.

Segundo o Ministério da Saúde libanês seis pessoas foram mortas e 91 ficaram feridas nos ataques que destruíram seis prédios residenciais.

O exército israelense afirmou que estava mobilizando soldados de reserva adicionais à medida que as tensões aumentavam com o Líbano , ativando três batalhões de soldados de reserva após enviar duas brigadas ao norte de Israel no início da semana para treinar para uma possível invasão terrestre.

Na manhã deste sábado, o exército israelense realizou vários ataques no sul de Beirute e no Vale de Bekaa, no leste do Líbano O Hezbollah lançou dezenas de projéteis no norte e centro de Israel e na Cisjordânia ocupada por Israel.

Brasil boicota discurso de Netanyahu na ONU

A delegação brasileira que participa da Assembleia-Geral da ONU em Nova York se retirou do plenário na sexta-feira, 27 de setembro, antes de o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, subir ao palco para fazer seu discurso. A ação foi um protesto - repetido por outras várias delegações de outros países - contra a condução da guerra na Faixa de Gaza e à recente escalada contra o Hezbollah no Líbano.

A decisão do País não estar presente no discurso de Netanyahu partiu do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou um diplomata ao Estadão/Broadcast. Ele determinou que o Brasil não participaria na noite de ontem, dia 26. Teria pesado na decisão a escalada do conflito no Oriente Médio, com dois brasileiros mortos no Líbano, além de toda crise humanitária na Faixa de Gaza, explica, na condição de anonimato.

Outro diplomata ouvido pela reportagem diz que a ausência da diplomacia brasileira no discurso de Netanyahu foi uma "orientação de Brasília". "Sempre acompanhamos todos", afirma a fonte, que prefere não ser citada.

Tradicionalmente, ao menos um diplomata brasileiro participa de todos os discursos de chefes de Estado na ONU durante a Assembleia-Geral. Em um discurso do governo israelense, essa é a primeira vez na história que o Brasil se retira.

Quando Netanyahu entrou no salão e foi apresentado, vaias e vozes elevadas ecoaram no espaço, e muitos delegados deixaram o local. De acordo com a agência Associated Press, houve tanta confusão na plateia que o diplomata presidente teve que gritar: "Ordem, por favor".

Estadão Conteúdo

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

16:21, 18 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Eduardo Bolsonaro durante discurso no CPAC, nos EUA.
Decisão

Vídeo: Eduardo Bolsonaro tira licença do cargo de deputado para viver nos EUA

Em postagem publicada nas redes sociais, o deputado diz ser alvo de perseguição e faz críticas ao ministro Alexandre de Moraes (STF).

Starbucks e funcionária.
Decisão

Starbucks é condenada a indenizar cliente em R$ 285 Milhões por queimadura com chá em partes íntimas

O caso ocorreu em fevereiro de 2020, quando o homem recebeu três bebidas quentes em um suporte de papelão no drive-thru.

Papa Francisco
Boletim

Vaticano afirma que Papa Francisco segue estável e reduziu a dependência de ventilação mecânica

O pontífice, de 88 anos, está internado há um mês no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios.

mais notícias

+

Newsletter