Jovem de 22 anos descobre tumor cerebral após confundir com insolação. Foto: Reprodução
A fazendeira Moli Morgan, de 22 anos, passou por uma experiência assustadora durante uma viagem de férias que mudaria sua vida. O que parecia ser apenas um mal-estar causado pelo calor acabou se revelando um tumor cerebral de 4 cm.
O caso, que aconteceu em outubro do ano passado, reforça como sinais de tumores cerebrais podem ser confundidos com sintomas leves e inespecíficos.
Durante uma viagem com o namorado, Ollie Higgins, também de 22 anos, tudo parecia correr bem até a véspera do voo de volta para o Reino Unido.
Naquela noite, Moli sofreu duas convulsões, uma por volta da 1h da manhã e outra minutos depois. A equipe médica do resort atribuiu os episódios ao calor intenso e à desidratação, e definiu a situação com insolação.
“Eu acreditei. Estava muito quente e eu não tinha bebido muita água”, contou ela ao jornal The Sun. Antes disso, a única coisa que havia sentido era uma forte enxaqueca. “Eu só tive enxaqueca, mas não pensei em nada na época”, disse.
Mesmo ainda se sentindo estranha, Moli retornou para casa no dia seguinte, acreditando que tudo estava sob controle.
Já de volta ao País de Gales, onde mora, foi a irmã enfermeira quem insistiu para que Moli fosse ao hospital por precaução. O que parecia um mal-estar simples logo se mostrou algo grave: exames de imagem revelaram um glioma de 4 cm no lado esquerdo do cérebro.
“Eu simplesmente não conseguia acreditar. Não tive nenhum sintoma real antes e me sentia completamente bem. Foi assustador, você sempre espera o pior quando ouve as palavras ‘tumor cerebral’”, relembra.
Moli foi internada para estabilizar o quadro e, dias depois, encaminhada a outro hospital, onde passou por novos exames e recebeu a notícia de que precisaria ser operada.
Por estar localizado próximo à área do cérebro responsável pela linguagem, o tumor exigia uma cirurgia de risco e Moli precisaria estar acordada durante o procedimento.
“Nem pensei muito, só queria fazer o que fosse preciso”, afirmou.
A operação aconteceu em dezembro e contou com o apoio de um intérprete para que Moli se comunicasse em galês, sua primeira língua.
“Tinha uma apresentação em PowerPoint com imagens de animais e comidas. Eu precisava repetir as palavras. Quando eu errava, a equipe entendia que não podia mexer naquela área”, explicou.
O procedimento durou cerca de quatro horas.
“Recebi cerca de 28 pontos na cabeça e fiquei alguns dias no hospital. Já fiz duas ressonâncias de acompanhamento e, se continuar tudo bem, os exames passarão a ser feitos a cada seis meses”, completou.
2
18:24, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
mais notícias
+