Pernambuco, 03 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Idosa usava, sem saber, pedra preciosa avaliada em R$ 5,6 milhões para travar porta

Encantado com a beleza da peça, o herdeiro decidiu levá-la às autoridades, que a encaminharam ao Museu de História.

Gabriel Alves

07 de abril de 2025 às 13:23   - Atualizado às 14:01

Pedra preciosa que era da idosa.

Pedra preciosa que era da idosa. Foto: Reprodução

Uma idosa romena usou, por anos, uma pedra preciosa de 3,5 quilos para travar a porta de casa, sem imaginar que tinha em mãos uma peça avaliada em cerca de 1 milhão de dólares — o equivalente a R$ 5,6 milhões. A descoberta aconteceu apenas após sua morte, em 1991, quando um parente herdou a casa e se encantou com a aparência incomum da rocha.

Segundo o jornal El País, a idosa encontrou a pedra às margens de um riacho no sudeste da Romênia, mais precisamente na comuna de Colți. A região é conhecida por seus depósitos de âmbar, encontrados no leito do rio Buzău, onde a extração desse material acontece desde a década de 1920.

Encantado com a beleza da peça, o herdeiro decidiu levá-la às autoridades romenas, que a encaminharam ao Museu de História de Krakow, na Polônia. Após análise, especialistas confirmaram: tratava-se de uma das maiores pepitas de âmbar já registradas no mundo.

Formado a partir da resina fossilizada de árvores com milhões de anos, o âmbar surge após um longo processo natural chamado polimerização. Esse processo só acontece quando a resina é soterrada por sedimentos, como areia ou lama, endurecendo sua estrutura molecular ao longo de milênios.

O valor histórico e geológico da pepita passou despercebido até mesmo por ladrões que invadiram a residência da idosa, sem perceber o tesouro diante deles.

Veja Também

Atualmente, o exemplar está em exibição no Museu Provincial de Buzău, desde que foi oficialmente declarado tesouro nacional da Romênia, em 2022.

Idosa morre na RMR

No bairro de Cruz de Rebouças, uma idosa de 64 anos morreu depois de comer uma refeição envenenada, no dia 6 de fevereiro, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife.  

Segundo a Polícia Civil, a vítima havia dado entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu sentindo fortes dores e mal-estar. 

De acordo relatos de testemunhas, socorreram a idosa após ela consumir uma marmita com alimentação.

Em nota, a Polícia Civil informou que as diligências seguem em andamento para o esclarecimento total do caso.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:07, 03 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e Milei
Declaração

Javier Milei, presidente da Argentina, volta a fazer acusações contra Lula: 'é um ladrão e corrupto'

o líder argentino ainda completou dizendo, ''ele foi solto por uma falha administrativa no procedimento, não por ser inocente'', afirmou.

João Gomes celebra 24 anos e se torna 1º brasileiro a cantar em palco icônico na Austrália
Festa

João Gomes celebra 24 anos enquanto se torna 1º brasileiro a cantar em palco icônico na Austrál

Enquanto está na Oceânia, o cantor recebeu uma surpresa no quarto do hotel em Sydney, organizada pela esposa Ary Mirelle e sua equipe.

Representantes da comitiva pernambucana na China
Relações

Pernambuco integra missão dos BRICS na China com delegação de seis instituições de inovação

O programa reuniu 36 participantes com sessões em Pequim e na Zona de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia de Jining, na província de Shandong

mais notícias

+

Newsletter