Javier Milei. Foto: Reprodução/Instagram
O governo de Javier Milei, presidente da Argentina, retirou 1,7 milhão de crianças da linha da pobreza desde que tomou posse, de acordo com o relatório divulgado na última segunda-feira, 2 de junho, por Rafael Ramírez Mesec, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no país.
A iniciativa ocorre mesmo em meio ao maior ajuste fiscal das últimas décadas no país, marcado por cortes significativos de gastos promovidos pelo governo.
“É algo que chama atenção e merece ser destacado”, afirmou o representante da Unicef.
Os dados apontam o reflexo da combinação de fatores econômicos e sociais, em conjunto com a ampliação dos programas de assistência oferecidos e a recuperação do mercado de trabalho.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina (Indec), o número de pessoas empregadas no país sob o governo de Milei chegou a 13,6 milhões. Os salários também apresentaram um crescimento de 3% em relação ao período anterior à posse do presidente.
Além disso, a queda da inflação contribuiu para esse cenário: o índice mensal recuou de 25% para 2,8%, resultando em um aumento do poder de compra das famílias.
Na oportunidade, Mesec destacou que o governo manteve, em todo momento, uma relação positiva com a entidade, especialmente por meio do Ministério do Capital Humano, comandado por Sandra Pettovello, uma das principais aliadas do presidente.
Ele também ressaltou a importância de preservar essa parceria para ampliar os programas sociais no país.
Na segunda metade de 2024, a taxa de pobreza urbana na Argentina apresentou queda significativa, passando de 52,9% para 38,1%. Já a extrema pobreza foi reduzida para 8,2%, refletindo os efeitos das políticas implementadas pelo governo, apontam dados oficiais.
2
18:52, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
mais notícias
+