Hamas e Javier Milei. Hamas e Javier Milei.
O governo da Argentina declarou o grupo Hamas como uma organização terrorista internacional na sexta-feira, 12 de julho, conforme comunicado do escritório do presidente do país, Javier Milei.
A nova classificação do Hamas na Argentina foi inscrita no Registro Público de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo e seu Financiamento (Repet).
? Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
"O Hamas reivindicou a responsabilidade pelas atrocidades cometidas durante o ataque a Israel em 7 de outubro do ano passado", diz o comunicado.
Essa mudança ocorre poucos dias antes do 30º aniversário do ataque terrorista ao prédio da Associação Mutual Israelita-Argentina de Judeus (AMIA) em Buenos Aires, que resultou na morte de 85 pessoas e feriu 300 em 18 de julho de 1994. A Argentina também foi palco de um ataque à embaixada de Israel em 1992.
No anúncio da inclusão do Hamas entre os grupos terroristas, o governo argentino destacou que, desde que assumiu o cargo, Milei mudou o foco da política externa argentina em direção aos Estados Unidos, Israel e ao que define como o "mundo livre".
A atual gestão reafirmou seu “compromisso inabalável de reconhecer os terroristas pelo que eles são”.
O comunicado também menciona que o governo Milei reforçou sua “convicção de que a Argentina deve se alinhar com a civilização ocidental, respeitando os direitos individuais e suas instituições”, motivo pelo qual considera “inadmissível que aqueles que realizam ataques contra a Argentina não sejam declarados como o que são: terroristas”.
1
2
3
00:45, 22 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
Conversa durou cerca de 1h20 e também tratou da guerra no Oriente Médio, Amazônia e reforma do Conselho de Segurança da ONU
Abalo sísmico teve origem na região de Ayacucho e foi registrado a 108 quilômetros de profundidade, segundo o Instituto Geofísico do Peru.
Sonda MMX pretende pousar em Fobos, recolher amostras e trazê-las à Terra por volta de 2031 para investigar a origem das luas marcianas.
mais notícias
+