Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ELEIÇÕES EUA: Trump fala sobre fraude eleitoral em último discurso de campanha

Enquanto a candidata do partido democrata, Kamala Harris, não mencionou o ex-presidente. O republicano, por sua vez, disparou ofensas à adversária.

Gabriel Alves

05 de novembro de 2024 às 11:40   - Atualizado às 13:03

Donald Trump em discurso.

Donald Trump em discurso. Foto: Divulgação

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato do Partido Republicado à Casa Branca, Donald Trump, repetiu denúncias falsas sobre fraudes eleitorais no último discurso da campanha, no início da madrugada desta terça-feira, 5 de novembro. Trump ainda voltou a associar a presença de imigrantes à criminalidade e prometeu revitalizar o país.

"Com seu voto amanhã terça, podemos resolver todos os problemas que nosso país enfrenta e levar a América, e de fato o mundo inteiro, a novos patamares de glória", disse o republicano, durante comício em Grand Rapids, Michigan.

Enquanto a candidata democrata e vice-presidente, Kamala Harris, não mencionou Trump no último discurso da campanha, na Filadélfia, o republicano disparou uma série de ofensas à adversária.

O candidato a vice-presidente na chapa de Trump, J.D. Vance, disse na segunda-feira (4), que a vitória dos republicanos vai "tirar o lixo" de Washington e que o "nome do lixo é Kamala Harris".

Kamala e Trump empatam em primeira urna apurada, nos EUA

A votação para as eleições presidenciais dos Estados Unidos teve início oficialmente nesta terça-feira, 5 de novembro, na tradicional comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, com um cenário de empate entre os candidatos Kamala Harris e Donald Trump.

Localizada no condado de Coös, próximo à fronteira canadense, a pequena comunidade é famosa por abrir suas urnas à meia-noite, no horário local, sendo a primeira a iniciar e encerrar a contagem de votos, que este ano resultou em 3 votos para cada um dos candidatos.

Dixville Notch é símbolo da tradição eleitoral americana desde os anos 1960 e tem uma população oficialmente registrada de apenas quatro pessoas pelo censo de 2020. Além da votação rápida, a localidade tem um peso simbólico significativo e, historicamente, é acompanhada de perto por jornalistas e observadores de todo o país. Nas eleições de 2020, o então candidato Joe Biden foi o escolhido com uma unanimidade inédita entre os eleitores da localidade.

Embora seja uma região de pequena escala, o estado de New Hampshire, onde Dixville Notch está localizada, frequentemente inclina-se para o Partido Democrata nas eleições presidenciais, tendência que, em 2024, poderia favorecer Kamala Harris, tornando provável que ela conquiste os quatro delegados em disputa no estado. 

A contagem de votos nos Estados Unidos é um processo complexo, pois cada estado tem regras próprias para a apuração, e os horários de abertura e fechamento de urnas variam conforme o fuso local. Em New Hampshire, as urnas abriram às 11h, horário local, e outros estados do leste americano seguiram o exemplo entre as 5h e 7h locais. Por outro lado, o fechamento final das urnas ocorrerá apenas no Havaí, previsto para as 2h de quarta-feira, 6 de novembro, no horário de Brasília.

Apesar da ansiedade em torno dos resultados, as projeções iniciais em estados como Indiana e Kentucky começarão a ser divulgadas a partir das 20h desta terça-feira, oferecendo uma primeira amostra do comportamento do eleitorado. A expectativa é de que, até a tarde de quarta-feira, 6, já seja possível ter uma indicação clara de quem conquistou a presidência dos EUA.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:02, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

mais notícias

+

Newsletter